GERAL

Destaques da edição on line do jornal Extra Classe

Publicado em 9 de março de 2017

Entrevista I – Crise penitenciária
A socióloga e pesquisadora Julita Lemgruber, coordenadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CeSec), da Universidade Cândido Mendes (RJ), falou ao EC sobre a atual crise penitenciária brasileira. Ela foi diretora-geral do sistema penitenciário do estado do Rio de Janeiro durante o segundo mandato do governador Leonel Brizola, entre 1991 e 1994, e ouvidora de Polícia do Estado do Rio de Janeiro, entre 1999 e 2000. Enfrentou motins, viu o crescimento das facções, especialmente do Comando Vermelho, e acompanhou de perto a “política equivocada” de combate às drogas e guerra ao tráfico. Lemgruber aponta que a lei de drogas (Lei 11.343/2006) abre uma brecha interpretativa para que jovens, pobres e negros sejam tipificados como traficantes, mas outros também jovens, vindos de famílias economicamente favorecidas, recebam o tratamento dedicado a usuário. Confira a entrevista na íntegra no site extraclasse.org.br.

Entrevista II – Resistência política
O tunisiano Maher Hanine durante a Assembleia dos Povos no Fórum Social das Resistências, realizado em Porto Alegre de 17 a 21 de janeiro, foi aplaudida pela plateia. Representante da Tunísia no Conselho Internacional do Fórum Social Mundial, defende o poder da união das forças de esquerda de todo o mundo. Confira a entrevista na íntegra no site extraclasse.org.br.

Entrevista III – Conjuntura internacional
O sindicalista e ativista francês Christophe Aguiton explica os novos movimentos políticos no mundo e como se organizam em extremos à esquerda e à direita. De um lado, movimentos horizontais, em que indivíduos se organizam de forma menos hierárquica e partidária, de outro, o populismo de direita assume um radicalismo que há muito não se via. Confira a entrevista na íntegra no site extraclasse.org.br.

Entrevista IV – O todo-poderoso STF
O jurista Lênio Streck avaliou a indicação de Alexandre de Moraes ao STF e contextualizou sua chegada à Corte ao lembrar o que disse o personagem Conselheiro Acácio, do romance Primo Basílio, de Eça de Queiroz: “as consequências vêm sempre depois’”. Para ele é uma frase que resume, ironicamente, a fenomenologia que envolve a indicação, mormente pelos seus componentes políticos, como a blindagem que figuras como os senadores Romero Jucá (PMDB-RR) e Edison Lobão (PMDB-MA) estão fazendo para proteger o indicado. Confira a entrevista na íntegra no site extraclasse.org.br.

ECTV – Reforma da Previdência: o que não te contaram sobre isso (Parte 2)
Segunda parte da série de videorreportagens sobre a Reforma da Previdência. A matéria aponta que brasileiros vivem em média seis anos a menos que a população dos países onde a idade mínima para aposentadoria é 65 anos.

Inscreva-se na no canal da Extra Classe TV  e assista a íntegra.

NOVOS COLUNISTAS
O site do Extra Classe contou com duas estreias em janeiro deste ano. Telia Negrão e Gabriel Grabowski passaram a assinar colunas mensais com textos exclusivos.

Gabriel Grabowski escreve sobre o mundo da educação e políticas educacionais e mercado. Filósofo, especialista em Sociologia, mestrado em Educação Profissional e doutor em Educação, é professor da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo. Seus estudos e pesquisas versam sobre educação, formação, educação profissional, Sistema S, políticas públicas, financiamento da educação, ensino médio, legislação da educação superior e formação de professores. Confira no site extraclasse.org.br.

Telia Negrão foca nas temáticas ligadas às questões de gênero. Ela é jornalista, mestre em Ciência Política e especialista em Gestão Pública Participativa. Fundadora e atuante na entidade Coletivo Feminino Plural. Integra várias redes feministas, dentre elas a Rede Mundial de Mulheres pelos Direitos Reprodutivos. Também é relatora nas Nações Unidas junto ao Comitê da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação à Mulher desde o ano 2000. Confira no site extraclasse.org.br.

Comentários