EDUCAÇÃO

Programa qualifica acompanhamento de rescisões

Publicado em 10 de março de 2017

O período de recesso letivo de verão das instituições de ensino é, tradicionalmente, uma época de intenso movimento no Sindicato dos Professores (Sinpro/RS). De dezembro de 2016 até fevereiro de 2017 foram feitas 1.710 homologações, sendo 42% da educação básica; 29% educação infantil; 22% educação superior e 7% outros níveis.

Um ponto importante do acompanhamento das rescisões foi a implantação do programa Vamos, com o objetivo de dar suporte aos docentes. Além das orientações sobre questões contratuais e trabalhistas, são oferecidos serviços de assessoria jurídica, atendimento psicológico, plano de previdência, plano médico e odontológico, lista de instituições que podem ter vagas e espaço no site do Sindicato para cadastro de currículo (Projetor).

“O período de rescisões é planejado com muito cuidado pela direção do Sindicato. Sabemos o quanto pode ser sofrido esse momento, principalmente em uma conjuntura tão difícil para os trabalhadores. Por isso, criamos o projeto Vamos que, entre as iniciativas apontadas, nos leva a motivar todos os setores do Sindicato para receberem os professores com atenção e eficiência”, afirma Cecilia Farias, diretora do Sinpro/RS. A psicanalista Valéria Rombaldi diz que uma questão recorrente é a falta de entendimento do motivo da demissão, pois o empregador não deu uma resposta clara.

NOTAS

SINDICALIZAÇÃO – A meta do Sindicato dos Professores (Sinpro/RS) para 2017 é sindicalizar mais 2 mil professores e manter o índice de sindicalização acima de 60% da categoria. “Em um momento de crise, como o atual, torna-se mais importante ainda que os professores façam parte de um sindicato para mantê-lo forte, pois é a essa entidade que irá representá-los em todas as questões que envolvem contratualidade, salários e condições de trabalho dos docentes, sem esquecer a grande gama de serviços que a entidade oferece aos seus associados”, explica Erlon Schuler, diretor do Sinpro/RS.

SAÚDE MENTAL – O Núcleo de Apoio ao Professor Contra a Violência (NAP), do Sinpro/RS, firmou convênio om o Centro Interdisciplinar de Saúde Mental (Cisame), de Porto Alegre, que oferece atendimento psicológico e/ou psiquiátrico, pronto atendimento 24 horas, consultas e tratamento, elaboração de laudos e perícias psiquiátricas a preços especiais para os professores. Sócios do Sinpro/RS que forem encaminhados aos serviços do convênio a partir do NAP terão a primeira consulta paga pelo Sindicato.

QUALIDADE DE VIDA – O Sinpro/RS renovou em 2017 o Programa de Corrida e Caminhada – Move, voltado para professores e seus dependentes. A novidade para este ano é a abertura de um ponto de treino em Novo Hamburgo, além de Porto Alegre e Pelotas. Este ano, os treinos poderão incluir Fit Running, com foco em emagrecimento, treinamento físico funcional para corrida, treinos de trilhas e em areia. Informações aqui.

Comentários