EDUCAÇÃO

Prêmio Educação completa 20 anos e iniciam as indicações

Da redação / Publicado em 11 de agosto de 2017

Prêmio Educação completa 20 anos

Foto: Igor Sperotto

Foto: Igor Sperotto

Iniciou em julho e vai até 4 de setembro o período de indicações para a 20ª edição do Prêmio Educação RS. Instituída pelo Sinpro/RS, a premiação destaca anualmente profissionais, projetos e instituições ligados à educação pública e privada no Rio Grande do Sul. As indicações podem ser feitas por qualquer pessoa no site do Prêmio www.sinprors.org.br/premio.

“Nestes tempos sombrios da conjuntura nacional, a educação é ferramenta essencial para transformação e resistência na construção da nação que desejamos. O Prêmio Educação RS tem a função de localizar e dar visibilidade a profissionais, projetos e instituições que apesar de todas dificuldades conseguem fazer uma educação de qualidade e transformadora”, pontua Margot Andras, diretora do Sinpro/RS.

O prêmio se caracteriza por abranger amplamente a educação gaúcha, tanto da rede pública quanto do ensino privado, a partir de indicações espontâneas. Desde a primeira edição, já foram laureados 20 profissionais, 23 projetos e 20 instituições, além de menções honrosas em ocasiões especiais.

Em 2016 os vencedores foram Eliz Regina Silveira, professora da Escola Estadual Mário Quintana, de  Alvorada, na categoria profissional pelo seu trabalho de resgate permanente da valorização da cultura afro e suas raízes. Instituto Popular de Arte-Educação (IPDAE), de Porto Alegre, na categoria instituição, por suas ações de promoção de acesso à arte e à cultura, através da música, leitura e da história, como instrumentos de formação e transformação individual e social de jovens, crianças e adolescentes, que vivem em situação de vulnerabilidade social. Na categoria projeto, O Mundo em Novo Hamburgo: Refugiados e Migrantes, uma Questão de Direitos Humanos.

A Comissão Julgadora, com representantes de diferentes instâncias como imprensa, entidades, professores e governo, é escolhida anualmente para fazer a seleção das indicações, que também contam com votação on-line. Os vencedores de 2017 serão laureados com a estatueta Pena Libertária, no dia 20 de outubro, em Porto Alegre/RS, em uma solenidade.

 

 

Comentários