EDUCAÇÃO

Vencedores do Prêmio Educação serão anunciados dia 10

Publicado em 9 de outubro de 2018

Foto: Igor Sperotto

Foto: Igor Sperotto

A 21ª edição do Prêmio Educação RS se encaminha para a fase final. No dia 10 de outubro, o Sinpro/RS fará a divulgação dos vencedores, que receberão o troféu Pena Libertária, estatueta criada pelo artista Gustavo Nakle. A votação eletrônica dos mais de 20 mil professores associados ao Sindicato encerra no dia 7 de outubro.

Os três finalistas de cada categoria (confira quadro abaixo) foram selecionados pela Comissão Julgadora da premiação, levando em conta critérios como o compromisso com a educação de qualidade, o desenvolvimento da cidadania e o acesso ao conhecimento.

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

LANÇAMENTO – O livro Prêmio Educação RS – 21 anos (Carta Editora, 80 p.), organizado pela diretora Margot Andras, será lançado pelo Sinpro/RS durante a cerimônia de premiação da 21ª edição, no dia 19 de outubro, na Sede estadual do Sindicato. Com apresentação da professora Wrana Panizi, ex-reitora da Ufrgs, a publicação resgata a história dos 21 anos do Prêmio Educação RS por meio de artigos dos diretores Margot Andras, Marcos Fuhr, proponente da iniciativa do Sinpro/RS em 1998, Cecília Farias e Celso Stefanoski, coordenador da primeira edição. Também traz uma síntese com textos e fotos do evento e dos laureados de 1998 a 2017, além dos finalistas de 2018.

A cerimônia de entrega das estatuetas acontece no dia 19 de outubro, na Sede estadual do Sinpro/RS, em Porto Alegre. Desde a primeira edição já foram laureados 21 profissionais, 24 projetos e 21 instituições, além de menções honrosas em ocasiões especiais.

Finalistas 2018

Profissionais

Dulce Maria Simon Ruschel, professora aposentada.

Maria da Glória Bordini, Ufrgs.

Nara Bigolin, UFSM.

 

Projeto

Alimentação saudável através da sustentabilidade, Secretaria Municipal de Educação de Esperança do Sul.

Autor Presente, Instituto Estadual do Livro.

Bloco da Diversidade, Porto Alegre.

 

Instituições

Associação de Educadores Populares, Porto Alegre.

Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente, Rio Grande.

Fundação Municipal de Artes, Montenegro.

 

COMISSÃO JULGADORA

A cada edição, o Sinpro/RS compõe uma Comissão Julgadora formada por representantes de entidades que atuam com representatividade no âmbito educacional no estado. Neste ano, participaram Clarice Gorodicht, do Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre, César Valmor Machado Lopes, da Faculdade de Educação da Ufrgs, Edson Rodrigues Garcia, do Cpers/Sindicato, Maria José Vasconcelos, editora do Correio do Povo, Celso Stefanoski, diretor do Sinpro/RS, e Nina Rosa Ventimiglia Xavier, da Associação dos Supervisores de Educação do Estado do Rio Grande do Sul e da Associação dos Orientadores Educacionais do Rio Grande do Sul.

 

Comentários