EDUCAÇÃO

Prêmio Educação laureou os vencedores de 2018

Publicado em 19 de novembro de 2018
Vencedores: André Wagner (Fundarte), Professora Dulce Ruschel (Profissional), Margot Andras (Sinpro/RS), e Nilton Nascimento (Projeto Horta na Escola)

Foto: Igor Sperotto

Vencedores: André Wagner (Fundarte), Professora Dulce Ruschel (Profissional), Margot Andras (Sinpro/RS), e Nilton Nascimento (Projeto Horta na Escola)

Foto: Igor Sperotto

Os vencedores foram escolhidos por votação on-line entre mais de 20 mil associados. Os indicados pelo público foram avaliados pela Comissão Julgadora, levando em conta critérios como o compromisso com a educação de qualidade, o desenvolvimento da cidadania e o acesso ao conhecimento.

O Sinpro/RS promoveu, no dia 19 de outubro, a cerimônia de entrega das estatuetas aos vencedores do Prêmio Educação RS. Os agraciados nas categorias Projeto, Instituição e Profissional receberam o troféu Pena Libertária, desenvolvido especialmente para o evento pelo artista Gustavo Nakle. Promovido pelo Sinpro/RS, o Prêmio comemorou sua 21ª edição em 2018.

Margot Andras, diretora do Sindicato, destacou em seu discurso a importância da premiação, em tempos tão difíceis para a educação no país. “São 21 anos tirando do anonimato aqueles que acreditam e fazem da educação sua arma de resistência e transformação da sociedade”, disse ela na cerimônia.

César Valmor Machado Lopes, representante da Comissão Julgadora do Prêmio, ressaltou a qualidade das indicações e o trabalho realizado por elas. “Tivemos aqui entidades que lutam pela diversidade, pela educação de qualidade e que realizam um importante trabalho”, explicou Lopes. No evento, a ex-reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Wrana Panizzi, recebeu uma nova Pena Libertária. Wrana foi vencedora do Prêmio Educação em 2004 e teve sua estatueta roubada. Em homenagem, a coordenação do Prêmio decidiu restituí-la. Ainda durante a premiação, alunos da Fundação Municipal de Artes de Montenegro (Fundarte) apresentaram peças musicais, abrilhantando o evento.

Mais uma vez, os vencedores foram escolhidos pela votação on-line dos mais de 20 mil professores associados. Todos os indicados pelo público foram avaliados pela Comissão Julgadora da premiação, levando em conta critérios como o compromisso com a educação de qualidade, o desenvolvimento da cidadania e o acesso ao conhecimento. Desde a primeira edição já foram laureados 21 profissionais, 24 projetos e 21 instituições, além de menções honrosas em ocasiões especiais.

Neste ano, foram vencedores:

PROFISSIONAL – Dulce Maria Simon Ruschel
Natural de Alto Feliz, professora aposentada continua fazendo trabalho voluntário e publica, aos 86 anos, um livro sobre a história do município.

INSTITUIÇÃO – Fundação Municipal de Artes de Montenegro
Instituição que atua intensamente na comunidade de Montenegro, oportunizando o acesso à arte e à cultura para crianças, jovens e adultos, desde 1959.

PROJETO – Alimentação Saudável através da Sustentabilidade
O Projeto Horta na Escola busca suprir as necessidades na merenda escolar, com verduras, legumes, ervas medicinais e aromáticas nas escolas municipais de Esperança do Sul.

 COMISSÃO JULGADORA 2018 – Todos os anos uma comissão julgadora é escolhida pelo Sinpro/RS para avaliação das indicações em cada categoria. O grupo é formado por representantes de entidades que atuam com representatividade no âmbito educacional no estado. Nesta edição participaram: Clarice Gorodicht (Conselho Municipal de Educação de Porto Alegre), César Valmor Machado Lopes (Faculdade de Educação da Ufrgs), Edson Rodrigues Garcia (Cpers Sindicato), Maria José Vasconcelos (Jornal Correio do Povo), Celso Stefanoski (Sinpro/RS) e Nina Rosa Ventimiglia Xavier (Assers – Associação dos Supervisores de Educação do Estado do Rio Grande do Sul e Aoergs –  Associação dos Orientadores Educacionais do Rio Grande do Sul).

 

Comentários