EDUCAÇÃO

Categoria definirá atuação do Sinpro/RS

Publicado em 8 de setembro de 1997

A quinta edição do Congresso Estadual dos Professores das Escolas Particulares do Rio Grande do Sul (5º Cepep), que homenageará o escritor Luis Fernando Verissimo, debaterá os grandes tema das conjunturas nacional e internacional e as estratégias da entidade para o próximo período.

Os professores da rede particular de ensino do Rio Grande do Sul estão finalizando os preparativos para a realização do 5º congresso estadual da categoria nos dias 25 e 26 de outubro (sábado e domingo), no Ritter Hotel, em Porto Alegre (Largo Vespasiano Veppo, 55). Além do debate político sobre as teses inscritas, o Cepep terá quatro mesas específicas: Inteligências múltiplas, segundo Howard Gerdner, com a especialista em literatura infantil Solange Ketner; Esgotamento profissional em professores, com a psicóloga Eliana Moura; Software educacional nacional de qualidade. Existe?, com a mestre em ciências da computação Milene Selbach Silveira e Prevenção ao uso indevido da voz, com a fonoaudióloga Maria Inês Dutra.

Nesta edição do Extra Classe, segue encartado para os sócios da entidade, o caderno de teses do evento, inscritas até o dia 26 de setembro (prazo limite previsto pelo regimento interno) e a dinâmica dos dois dias de debates.

Todos os professores representados pelo Sinpro/RS poderão participar do 5º Cepep. As inscrições para os delegados titulares devem ser efetuadas até o dia 17 de outubro, junto aos diretores do sindicato ou diretamente na sede da entidade em Porto Alegre, nas Delegacias Regionais no interior do estado, ou ainda pelo correio, telégrafo, fax e Internet. Os delegados devem ser associados ao Sinpro/ RS e escolhidos nas escolas. Se aposentado, deve ser eleito na Associação dos Professores Aposentados de Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado (Apae pergs).

Um dos principais momentos de reflexão da categoria, o Congresso deverá definir os caminhos e planos de luta do sindicato para o próximo triênio. Aprovada na última assembléia geral dos professores, a pauta do 5º Cepep reúne conjunturas nacional e internacional, política educacional, organização dos trabalhadores em estabelecimentos de ensino, balanço e estratégias para o Sinpro/RS.

Verissimo será homenageado

O escritor Luis Fernando Verissimo vai ser homenageado pelos professores da rede particular de ensino durante o 5º Cepep. Numa visita de representantes do sindicato para informá-lo da decisão, aprovada por unanimidade na última assembléia da categoria, Verissimo não só garantiu a presença no encontro, como prometeu que deixará a timidez de lado para falar aos participantes sobre como vê a conjuntura nacional. O escritor receberá a homenagem no sábado, 25 de outubro, às 10 horas. Verissimo tem colaborado constantemente com a entidade nos últimos cinco anos. Um exemplo são as suas crônicas exclusivas e autorização para a republicação de seus textos editados em livro no Extra Classe.

Comentários