EDUCAÇÃO

Projeto marcará os 65 anos do Sinpro/RS

Publicado em 17 de junho de 2002

O Sinpro-RS lançou no dia 21, o selo comemorativo aos 65 anos da entidade, que assinará inúmeras iniciativas do Sinpro/RS na área da cultura e da educação, de maio de 2002 a maio de 2003, data em que completa os 65 anos. O projeto objetiva fortalecer a imagem do Sindicato junto à categoria e à comunidade em geral. Fundado em 1938, o Sinpro/RS, que tem em sua base mais de 26 mil professores, foi um dos pioneiros na adoção do conceito sindicato cidadão, no início da década de 90, e tem como base o tripé Luta, Serviço e Cidadania.

Além de agregar ao projeto as iniciativas do Sindicato já consolidadas, como o Prêmio Educação RS, a participação na Feira do Livro de Porto Alegre e a Aula Inaugural, o Sinpro/RS investirá em novos projetos. “Queremos intensificar nossa política de apoio à cultura”, observa Soraya Franke, diretora do Sinpro/RS. “A idéia de sindicato cidadão tem como princípio enxergar os professores e professoras não como uma massa homogênea, mas sim como cidadãos plenos, com projetos pessoais e coletivos, com ideais de vida e de educação. As ações do Sinpro/RS levam em conta esta diversidade”. A programação das atividades ainda não está concluída, mas a diretora adianta que estão sendo ultimados eventos na capital e no interior.

“No aniversário de 60 anos, o Sinpro/RS promoveu uma turnê por oito cidades do interior do estado do Juntos Acústico (com Bebeto Alves, Nelson Coelho de Castro, Totonho Villeroy e Gelson Oliveira), com o show Pedra da Memória (Prêmio Açorianos de Melhor Espetáculo do Ano), e do Nei Lisboa, com o show Hi-Fi”, lembra. Em Porto Alegre, o Sindicato reuniu mais de 15 mil pessoas no Parque Farroupilha, no show de Paulinho da Viola. “Na comemoração dos 65 anos, seguiremos o mesmo princípio de valorizar no roteiro os artistas locais e não apenas os nacionais”, observa Soraya. E adianta: “teremos novidades na área de literatura e artes plásticas”.

História – O Sinpro/RS atualmente possui 15 delegacias distribuídas pelas principais regiões do estado. A figura do presidente foi substituída por um colegiado, por ser considerada a forma mais democrática de funcionamento. As secretarias estão assim constituídas: Comunicação e Divulgação; Administração e Finanças; Assuntos Jurídicos; Cultura, Esporte e Lazer; Educação; Políticas Sindicais; Organização; Formação; Políticas Sociais. Confira a história completa do Sinpro/RS no portal da entidade .

Comentários