EDUCAÇÃO

Reivindicações dos professores serão negociadas em março

Pauta entregue ao Sinepe/RS traz a reposição da inflação pelo INPC mais aumento real (a metade do PIB) como um dos pontos principais
Publicado em 17 de dezembro de 2010

Negociações 2011

Foto: Igor Sperotto

Foto: Igor Sperotto

Mais de 400 professores participaram da assembleia geral, realizada em 21 cidades, entre outubro e novembro, que definiu a pauta completa de reivindicações 2011. “Uma das mais expressivas assembleias dos últimos anos, em termos de público e participação”, destaca Cecília Farias, diretora do Sinpro/RS. A reivindicação por aumento real foi unânime e está entre os principais destaques das próximas negociações coletivas que acontecerão em março entre o Sinpro/ RS e o Sinepe/RS. O pedido é a metade do PIB do país de 2010 (estimado em 7,5%). A pauta completa de reivindicações 2011 foi encaminhada pelo Sinpro/RS ao Sinepe/RS, no dia 24 de novembro.

Entre os destaques das reivindicações está também a limitação do número de alunos por turma. “Esta é uma reivindicação antiga, pois numa turma com excesso de alunos não é possível desenvolver um trabalho de qualidade, com atendimento às dificuldades dos alunos, além de ser prejudicial à voz e saúde psíquica do professor”, explica Cecília. Desde maio deste ano, o Sinpro/RS vem realizando levantamentos para identificar as instituições com número de alunos acima da limitação proposta pelo Sindicato. A lista destas escolas está disponível no site www.limitedealunosporturma.com.br e conta com a participação/comentários da comunidade. O Sindicato trabalha com uma proposta de alunos por turma para cada nível educacional (ver box).

Outros pontos que merecem atenção na pauta são: Calendário Escolar, que prevê as duas últimas semanas de indisponibilidade dos professores em julho; férias de verão entre 9/01 e 18/02/2012 e realização de oficinas para preservação do aparelho fonador, doenças ergonômicas e relacionadas ao stress. Destaca-se ainda a participação do professor em seminários e congressos por convocação da instituição, mantenedora ou sindicato econômico, que deverão ter suas despesas pagas, bem como computadas as horas excedentes na carga horária semanal do docente.

Limitação de alunos

Parâmetros propostos pelo Sinpro/RS

Educação Básica
Educação infantil
0 a 2 anos: 7 alunos;
3 a 4 anos: 15 alunos;
5 anos: 20 alunos.
Ensino Fundamental
Séries iniciais: 1ª a 4ª séries/1º a 5º ano: 25 alunos;
Séries finais: 5ª a 8ª séries/6º a 9º ano: 35 alunos.
Ensino Médio: 40 alunos.
Educação Superior: 50 alunos

Comentários