EDUCAÇÃO

MPT investiga Cooperativa Integral

Publicado em 12 de maio de 2011

Os gestores da Cooperativa Integral, mantenedora do Colégio Diretto, em Passo Fundo, são alvo de uma Ação Civil Pública, consequência de reiteradas denúncias promovidas pelo Sinpro/RS ao Ministério Público do Trabalho (MPT). Segundo a direção do Sindicato, desde 2005 o Colégio Diretto praticava arbitrariedades no setor educacional na região. Inicialmente, oferecia em Tapejara cursos que tinha autorização para oferecer somente em Passo Fundo, cooperativando os professores. Em 2006, com as atividades em Tapejara cessadas por determinação do Conselho Estadual de Educação, após denúncia do Sinpro/RS, a terceirização continuou em Passo Fundo sob a manutenção da Cooperativa Integral, que também tinha sede em São Leopoldo e desenvolvia atividades em todo o país.

Com a Ação, a Assembleia Geral da Cooperativa decidiu pela sua extinção. A decisão pela extinção significa que para satisfação dos créditos dos credores, primeiro serão liquidados os bens da cooperativa para que depois se busque os bens particulares do presidente. “A ACP deve declarar a ilegalidade dos contratos de cooperativados dos professores, obviamente lesivos ao trabalhador e à educação de modo geral. Acrescido com as ações individuais, a ação coletiva de trabalho reconhecerá a atividade docente”, afirma Renata Cerutti, diretora do Sinpro/RS Regional Passo Fundo.

FAQ 2011

Seis professores foram contemplados

Stefanoski cumprimenta o professor Gustavo

Foto: Igor Sperotto

Stefanoski cumprimenta o professor Gustavo

Foto: Igor Sperotto

Seis professores foram contemplados no dia 30 de abril em sorteio público do Fundo Rotativo de Apoio à Qualificação Docente – FAQ, programa instituído pelo Sinpro/RS que concede financiamento parcial aos professores do ensino privado, associados ao Sindicato, para o desenvolvimento e a conclusão de projeto de qualificação em Programa de Pós-Graduação. Para o exercício de 2011 foram sorteadas dois financiamentos parciais para mestrandos e quatro para doutorandos, além de um suplente para cada vaga. Este ano, 28 candidatos estavam aptos ao sorteio.
PROFESSORES CONTEMPLADOS
Mestrandos
Gustavo Arossi – Lajeado
Igor Roberto Borges – Canoas
Doutorandos
Lucas Nunes Ogliari – Viamão
Luciana Dornelles Venquiaruto – Erechim
Janete Maria Bonfanti – São Sebastião do Caí
Simone Ulrich Picoli – Canoas

 

Comentários