EDUCAÇÃO

Sinpro/RS começa levantamento na Educação Superior

Publicado em 8 de setembro de 2011

Nas duas primeiras semanas de setembro, o Sinpro/RS realizará o levantamento das turmas com excesso de alunos na Educação Superior – a partir do parâmetro reivindicado pelo Sindicato ao Sinepe/RS para este nível de ensino: 50. A identificação é feita por formulário enviado aos professores associados por e-mail. O levantamento na Educação Básica foi realizado em agosto e, até o fechamento desta edição, mais de 80 instituições de ensino em todo o estado contavam com turmas com excesso de alunos.

O resultado do levantamento será publicado no site www.limitedealunosporturma.com.br, criado pelo Sinpro/RS para denunciar as instituições que mantêm turmas com número extrapolado de alunos e promover um debate público sobre esse problema.

A campanha pela limitação de alunos foi lançada no ano passado. “Chamamos a atenção da comunidade para o fato e conseguimos sensibilizar algumas instituições de ensino para adequar suas turmas”, diz Amarildo Cenci, diretor do Sinpro/RS. Ele lembra que a limitação de alunos por turma é uma bandeira de luta da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee).

Limitação de estudantes por turma

Proposta apresentada pelo Sinpro/RS ao Sinepe/RS nas negociações coletivas de 2010/2011:

EDUCAÇÃO INFANTIL:
0 a 2 anos: 7 alunos;
3 a 4 anos: 15 alunos;
5 a 6 anos: 20 alunos.

ENSINO FUNDAMENTAL:
Séries iniciais: 1ª a 4ª séries/1º a 5º anos: 25 alunos;
Séries finais: 5ª a 8ª séries/6º a 8º anos: 35 alunos.

ENSINO MÉDIO: 40 alunos.

EDUCAÇÃO SUPERIOR: 50 alunos.

Comentários