EDUCAÇÃO

Fórum terá terceira reunião plenária

Publicado em 7 de setembro de 2012

No dia 15 de setembro ocorre a terceira Reunião Plenária do Fórum pela Gestão Democrática das Instituições Comunitária, a partir das 10h, na sede estadual do Sinpro/RS (Av. João Pessoa, 919). Lançado em setembro de 2011, o Fórum reúne professores, funcionários técnicos e administrativos e estudantes das instituições comunitárias gaúchas. O objetivo é constituir um espaço comum de discussão dos segmentos da comunidade institucional.

“As reuniões do Fórum são sempre um espaço para a socialização das questões que têm relação com a condição comunitária das instituições, denúncias de desvirtuamentos e avaliações dos pontos positivos”, ressalta Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS. Nesta edição da plenária o painel de abertura terá como convidado o professor Renato Oliveira, assessor do Comung, que falará sobre as instituições comunitárias e a nova ofensiva do setor mercantilista do Ensino Privado do RS.

PL DAS COMUNITÁRIAS – A Coordenação do Fórum recebeu, em 19 de julho, o deputado Federal Luiz Noé, relator do Projeto de Lei – PL 7639/2010, que trata da definição do marco legal das Instituições Comunitárias de Educação Superior. Na reunião, foram apresentadas ao deputado as propostas de emendas ao PL definidas pelo Fórum, bem como os documentos com a avaliação sobre o projeto. O deputado Noé está realizando audiências públicas em todas as instituições comunitárias do estado.

“Apesar de convidado a participar das audiências, a Coordenação do Fórum avalia que esta é uma iniciativa burocrática e institucionalizada, que em função dos horários não oportuniza a participação dos trabalhadores das instituições, nem tampouco dos alunos, perdendo-se assim a chance de uma rica discussão”, avalia Fuhr.

Comentários