EDUCAÇÃO

Sindicato busca mobilização dos pais

No primeiro semestre deste ano foram identificadas 77 instituições com excesso de alunos por turma.
Publicado em 7 de setembro de 2012

O Sinpro/RS está realizando reuniões com as Associações de Pais das instituições de Ensino Privado com o objetivo de alertar para a importância do controle e limitação do número de alunos por turma. Os primeiros encontros ocorreram em agosto, em escolas de Porto Alegre, e a partir de setembro se estendem ao interior. Inicialmente, o Sindicato está procurando as associações de pais das instituições de ensino que foram identificadas, no primeiro semestre deste ano, com turmas com excesso de alunos, a partir dos parâmetros reivindicados pelo Sinpro/RS. A lista foi divulgada no sitewww.limitedealunosporturma.com.br

A campanha pela limitação no número de alunos por turma vem sendo desenvolvida desde 2010 pelo Sindicato dos Professores. “Por meio de levantamentos semestrais junto às instituições de Educação Básica e Superior em todo o estado, o Sindicato chama a atenção da sociedade para o problema, que precariza as condições de trabalho dos docentes e prejudica a qualidade de ensino”, destaca Cecília Farias, diretora do Sinpro/RS. “Os pais têm se mostrado muito receptivos a nossa campanha, comprometendo-se em gestionar junto às instituições de ensino a definição de um número de estudantes adequado para cada nível”. Cecília diz que as diferentes formas e tempos da aprendizagem demandam ao professor muita atenção – o que se inviabiliza se a turma tiver muitos alunos.

NOVO LEVANTAMENTO – Neste mês de setembro, novo levantamento será realizado para buscar a realidade das turmas no segundo semestre. No primeiro semestre foram identificadas 62 instituições de Educação Básica e 15 de Educação Superior com excesso de alunos por turma. “O excesso de alunos por turma também é um fator de adoecimento dos professores, como já foi comprovado em recentes pesquisas elaboradas pelo Sinpro/RS. Essa é uma luta antiga junto ao Sinepe/RS, na tentativa de dar um regramento, mas que é historicamente negada na mesa de negociação”, ressalta Amarildo Cenci, diretor do Sinpro/RS.

APOIO À LIMITAÇÃO – 86% dos visitantes do site Limite de Alunos por Turma, entre julho e agosto, concordaram com os números estabelecidos pelo Sinpro/RS para a limitação de alunos em sala de aula. Para os usuários que responderam à enquete disponível na página, o excesso de alunos prejudica o exercício da atividade do professor e o aprendizado dos estudantes. O site também recebeu denúncias de pais sobre escolas com excesso de alunos por turma. A cada informação recebida uma equipe do Sinpro/RS confirma a informação e acrescenta, se for o caso, a instituição de ensino à lista publicada.

O Sinpro/RS reivindica a limitação do número de estudantes por turma com base nos parâmetros abaixo:

EDUCAÇÃO BÁSICA
Educação Infantil
0 a 2 anos: 7 alunos;
3 a 4 anos: 15 alunos;
5 anos: 20 alunos. 

Ensino Fundamental
Anos iniciais
(1º a 5º): 25 alunos;
Anos finais (6º a 9º): 35 alunos.

Ensino Médio
40 alunos

EDUCAÇÃO SUPERIOR

50 alunos

Comentários