EDUCAÇÃO

Gestão democrática mobiliza professores

Publicado em 21 de julho de 2013
Foto: Igor Sperotto

Igor Sperotto

Participantes do Fórum criticaram a postura dos gestores

Igor Sperotto

O Fórum pela Gestão Democrática das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES) realizou no dia 22, na Sede estadual do Sinpro/RS, em Porto Alegre, sua 5ª Reunião Plenária, com a participação de professores, funcionários e estudantes das instituições comunitárias, para debater a postura do segmento que integra o Comung no recente processo de negociação salarial dos trabalhadores do ensino superior junto ao Sinepe/RS; também esteve em pauta a renovação de reitorias em 2013 e 2014.

Os participantes reiteraram que a resistência às reivindicações foi liderada pelos gestores vinculados ao Comung e também pautaram a necessidade de flexibilização de direitos já consagrados para análise de mérito de novas reivindicações. Os depoimentos destacaram ainda uma conduta desrespeitosa por parte dos representantes patronais no processo de negociação. A conduta patronal dos representantes do Comung foi atribuída a um sentimento de empoderamento dos dirigentes das instituições comunitárias, tendo em vista a superação das dificuldades, o atendimento de suas necessidades pelas políticas públicas e pelo livre trânsito junto ao MEC e ao Congresso Nacional.

Os participantes da Plenária aprovaram uma Resolução (confira a íntegra em www.sinprors.org. br/forumcomunitarias), conforme prática instituída para as reuniões do Fórum, e decidiram pela realização da 6ª Reunião no segundo semestre, em Caxias do Sul, simbolizando o apoio à democratização do processo de renovação da Reitoria da UCS, prevista para 2014. A reunião registrou ainda a criação do Fórum das Faculdades Isoladas Comunitárias – Forcom.

Comentários