EDUCAÇÃO

Uma chapa participa do pleito em 2013

A eleição para a direção que estará à frente do Sinpro/RS no triênio 2013/2016 será realizada de 27 a 29 de agosto, em todo o estado, envolvendo mais de 18,3 mil associados, cerca de 60% da categoria
Publicado em 21 de julho de 2013

Foto: Igor Sperotto

Igor Sperotto

Igor Sperotto

Esta é a maior eleição do Sinpro/RS em número de eleitores, com mais de 18,3 mil professores aptos a votar de todos os níveis de ensino. “A cada eleição, o colégio eleitoral é superior ao processo anterior, em função do continuado crescimento do quadro social da entidade”, observa Cássio Bessa, diretor do Sinpro/ RS. A eleição será realizada nos dias 27, 28 e 29 de agosto de 2013 por meio de urnas fixas, volantes e por correspondência. A nova direção ficará à frente do Sindicato no triênio 2013/2016. O prazo de inscrição de chapas encerrou no sábado, dia 29 de junho. Uma única chapa se inscreveu para o pleito, e conta com 62 integrantes – 30 deles da atual direção do Sindicato, e com representantes em todas as 13 Regionais.
A negociação salarial começou no dia 5 de março e ocorreu em câmaras setoriais distintas: educação básica e educação superior. Ocorreram sete encontros até a realização das assembleias.

ELEITORES – segundo o estatuto do Sinpro/RS, é eleitor todo associado que na data da eleição tiver mais de três meses de inscrição, no quadro social; tiver quitado as mensalidades até 30 dias antes das eleições; e estiver no gozo dos direitos sociais conferidos no Estatuto. É assegurado o direito de voto ao associado aposentado.

O processo eleitoral do Sinpro/RS foi aberto por assembleia geral, realizada no dia 25 de maio, com a eleição da comissão de coordenação das eleições, definição do calendário eleitoral e do apoio financeiro às chapas concorrentes, além da destinação de uma página no Jornal Extra Classe para as chapas concorrentes e o direito de envio de uma newsletter de até 2 mil caracteres, por chapa, para os associados. “O Estatuto e o Regimento Eleitoral do Sinpro/RS constituem um diferencial democrático do Sindicato na medida em que viabilizam amplas condições de participação da categoria no processo”, destaca Bessa.

COMISSÃO ELEITORAL:

Responsável por conduzir o processo eleitoral é composta pelos professores:
Rômulo José Escouto, da Unisinos, de São Leopoldo
Antonieta Beatriz Mariante, do IPA, de Porto Alegre
Ana Lúcia Silva Tomazi, do Colégio Mesquita, de Porto Alegre
Cláudio Darci Gressler, do Colégio Alberto Torres, de Lajeado
Fabiana Ricardo do Amaral, do Colégio Cristo Rei, de Rio Grande.

Comentários