EDUCAÇÃO

Plenária enfocará eleição de reitores

Publicado em 15 de setembro de 2013

sind6_1

Igor Sperotto

Igor Sperotto

O Sinpro/RS e a coordenação do Fórum pela Gestão Democrática das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES) realizam no dia 28 de setembro, a partir das 10h, no auditório do Bloco E, sala 305, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), a 6ªReunião Plenária do Fórum.

Conforme deliberação da reunião realizada em junho, a pauta desse segundo encontro do ano será o processo de renovação de reitorias das instituições comunitárias em 2013 e 2014. O debate será pautado pela reivindicação histórica de participação de todos os segmentos das instituições.

Na UCS, o processo de escolha do reitor para o biênio 2014-2018 será definido por uma comissão nomeada em agosto pelo Conselho Diretor da Fucs. A Associação de Docentes da UCS (Aducs) encaminhou à Reitoria uma moção assinada pelo Sinpro/RS, Sinpro Caxias, DCE e Aducs, pedindo a democratização do processo de escolha do reitor. Há quatro anos, o resultado da consulta a professores, funcionários e alunos foi desconsiderado pelo Conselho da Fucs.

Já a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) terá eleições diretas ainda em 2013, com perspectiva de participação de três chapas. A instituição é uma das referências de processo democrático na definição da Reitoria.

Instituído em 2011 pelos sindicatos de professores, funcionários e diretórios acadêmicos, e associações de docentes, o Fórum pela Gestão Democrática das ICES vem se consolidando como espaço para a discussão conjunta de professores, funcionários e estudantes acerca da dinâmica de gestão das instituições, aprofundamento das discussões com vistas à concretização de um diferencial das instituições comunitárias no contexto do ensino superior.

Comentários