EDUCAÇÃO

Diálogo com a sociedade

Publicado em 8 de dezembro de 2013

sind_6

Arte: D3 Comunicação

Arte: D3 Comunicação

Na década que precedeu a virada do século, o Sinpro/RS iniciou o aprofundamento do processo de elaboração sobre as questões gerais do ensino, do mundo da escola e da dinâmica do trabalho dos professores e temas de interesse da sociedade. Nesse sentido, investiu em eventos temáticos e publicações. Prática que mantém até os dias de hoje.

Um dos marcos iniciais dessa ação ocorreu na primeira metade da década de 1990, em parceria com a Secretaria de Cultura de Porto Alegre, para a realização de simpósios internacionais: em 1991, A Criação Histórica, com o filósofo grego Cornélius Castoradis; A Experiência do Século, com o filósofo norte-americano Francis Fukuyama, o historiador francês Pierre Broué e o escritor português José Saramago. No final do mesmo ano, Pólis e Cultura, com o historiador inglês Eric Hobsbawn.

Outra iniciativa foi a Aula Inaugural, em 2000, que passou a ser realizada no início do ano letivo na capital e no interior. Participaram personalidades como a escritora Marina Colasanti, o jornalista Caco Barcellos, o jurista Hélio Bicudo, o psicanalista Içami Tiba, entre outros. O evento deixou de ser realizado em 2008.

Em 2002, foi lançada a Revista Textual respondendo a uma demanda da categoria: um veículo de reflexão, debate e divulgação da produção acadêmica. Experiência de elaboração das temáticas do mundo da escola privada que culminou com a publicação em 2013 de uma coletânea de artigos da revista no livro Sob a Espada de Dâmocles, lançado em outubro de 2013.

O Extra Classe encerra nesta edição a coluna especial com os principais fatos da história do Sinpro/RS nos seus 75 anos.

Comentários