EDUCAÇÃO

Campanha alerta para isonomia salarial

Publicado em 14 de julho de 2014

Campanha alerta para isonomia salarial

Arte D3 Comunicação

Arte D3 Comunicação

O Sinpro/RS está intensificando a campanha para a isonomia salarial dos professores que atuam na educação infantil e anos iniciais das instituições de educação básica com os anos finais do ensino fundamental. Dados do Ranking Salarial deste ano, ferramenta de comparação de salários elaborada pelo Sinpro/RS, revelam que a diferença de rendimentos entre esses professores nas escolas fica, em média, de 12%, porém algumas das maiores escolas de Porto Alegre, por exemplo, apresentam diferenças em torno de 40%.

O assunto é um dos itens da pauta de reivindicações com o Sinepe/RS desde 2013. Na negociação deste ano, o Sindicato patronal, apesar de ter aceitado iniciar um ajuste desses valores na hora-aula durante a negociação, voltou atrás, reduzindo drasticamente a proposta inicial, o que fez com que o Sinpro/RS recusasse a proposta final.

Para Cecília Farias, diretora do Sindicato, esta é uma injustiça histórica com os professores, que precisa ser corrigida. “O Sindicato está convencido de que não existe motivo para que esses docentes recebam salários diferenciados, já que deles é exigida a mesma formação, intensidade de trabalho e responsabilidades”, afirma. Segundo a dirigente, o impasse gerado na negociação desse ano motivou a intensificação desse debate junto à comunidade escolar e, a partir de agora, serão feitas campanhas de comunicação específicas, com materiais de mobilização dos professores e na mídia sobre o tema.

 

Comentários