EDUCAÇÃO

Notas

Publicado em 10 de novembro de 2014

Mais de 61% da base associada ao Sindicato
Nos meses de setembro e outubro, 35 professores que participaram da Campanha de Sindicalização 2014, sindicalizando no mínimo quatro colegas, receberam premiações previstas na campanha. Dentre elas, viagem para Cambará do Sul, na Serra gaúcha, e para Montevidéu e Santiago do Chile, todas com direito à acompanhante, hospedagem e passagens aéreas. Também foram entregues dezenas de vouchers de jantares em restaurantes de todo o estado. Neste ano, a participação dos professores garantiu a sindicalização de 354 novos associados no primeiro semestre deste ano. A Campanha acontece há 15 anos e pontua a importância da luta sindical para a valorização da categoria, dos salários e das condições de trabalho dos professores. O Sinpro/RS é umas das entidades sindicais mais representativas em termos de sindicalização: mais de 61% da sua base está associada.

Elevador na sede estadual
Desde o dia 20 de outubro, a sede estadual do Sinpro/RS, em Porto Alegre, conta com elevador para um melhor acesso às dependências do Sindicato. “Foi uma obra de grande envergadura realizada desde março deste ano. Nosso objetivo é proporcionar maior conforto e acessibilidade aos professores que frequentam diariamente o Sindicato”, explica Glória Bittencourt, diretora do Sinpro/RS. Ela informa ainda que o auditório da entidade também está sendo reformado e voltará a ser utilizado para as atividades ainda no mês de novembro.

Eleições nas universidades
Urcamp A professora Lia Maria Herzer Quintana foi reeleita reitora da Universidade da Região da Campanha (Urcamp). O pleito ocorreu em 1º de outubro. Assume ao seu lado, como vice, a professora Núbia Juliani. A reeleição contou com 80,36% dos votos dos quase 3 mil votantes, entre alunos, funcionários e professores. A principal meta anunciada para esse segundo mandato de mais quatro anos é a alteração de universidade para centro universitário. Concorreram duas chapas.

Uergs Toma posse neste mês de novembro a nova Reitoria da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) eleita por alunos, professores e funcionários. A Chapa 2 foi a vencedora com as candidatas Arisa Araújo da Luz (reitora) e Eliane Kolchinsk (vice-reitora), que tiveram 53,28% dos votos e apresentaram um Plano de Gestão estabelecendo as diretrizes para o quadriênio 2014/2018. A Chapa 1 conquistou 46,71% dos votos válidos e, nela, concorriam os professores Fernando Guaragna e Leonardo Beroldt.

Comentários