EDUCAÇÃO

Rejeitado parcelamento das pendências salariais da Cenasa

Da Redação / Publicado em 10 de julho de 2018

Os professores e funcionários da rede Cenasa, mantenedora dos colégios Luterano da Paz e São Paulo, da zona Norte de Porto Alegre, rejeitaram em Assembleia, realizada no dia 19 de junho, a proposta de parcelamento das pendências salariais. Em 13 de junho, as duas categorias haviam paralisado por um dia as atividades devido aos atrasos. A assembleia no dia 19 também deliberou por mais três dias de paralisação, de 27 a 29 de junho, e reafirmou a decisão de não trabalhar nos sábados previstos no calendário escolar das duas instituições até que o pagamento de todos os débitos seja regularizado. As reivindicações serão pauta de nova Assembleia em julho.

A proposta apresentada pela mantenedora, na avaliação de professores e técnicos administrativos, apesar de prever o pagamento de multas por atrasos, não contemplava a integralização imediata de valores e ainda estabelecia um calendário de parcelamento de salários, sendo que o mês de maio seria pago em dez vezes.

Os atrasos salariais nos colégios Luterano da Paz e São Paulo têm sido frequentes ao longo dos últimos anos. “Desde 2008, as entidades sindicais firmaram com a instituição acordos, aprovados em Assembleia, estabelecendo prazos diferenciados para pagamentos, com redução das multas. Porém, esses acordos não foram cumpridos. Os valores pendentes relativos a férias, 13º salário, salários em atraso e multas, além do FGTS, são objeto de ação coletiva na Justiça do Trabalho”, informa Celso Stefanoski, diretor do Sinpro/RS.

 

Comentários