EDUCAÇÃO

Urcamp descumpre Acordo Coletivo

A instituição deixou de pagar as parcelas das verbas rescisórias de um contingente de 85 professores desligados nos últimos dois anos e que haviam aderido ao Acordo Coletivo firmado pela instituição com o
Publicado em 11 de março de 2020

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Universidade da Região da Campanha (Urcamp) voltou a constar na agenda de prioridades do Sinpro/RS por descumprimento de acordos firmados. Desta vez, a instituição deixou de pagar as parcelas das verbas rescisórias de um contingente de 85 professores desligados nos últimos dois anos e que haviam aderido ao Acordo Coletivo firmado pela instituição com o Sindicato.

No final do ano, após pressão por parte do Sinpro/RS, foi paga uma parcela que estava em atraso. No entanto, como o acordo não vem sendo cumprido desde abril de 2019, já são dez parcelas em atraso.

Essa situação acabou gerando dificuldades para os docentes demitidos e produzindo momentos de tensão nas tratativas entre o Sindicato e a Reitoria, a exemplo da reunião do expediente administrativo que a instituição mantém junto ao Juízo Auxiliar de Execução e Precatórios (Jaep) vinculado à Presidência do TRT da 4ª Região, ao qual o Sinpro/RS denunciou o descumprimento do acordo.

No final de 2019, a Universidade deixou de pagar a integralidade do 13º salário aos professores. O Sindicato já ajuizou uma ação pelo descumprimento do Acordo Coletivo e outra, requerendo que a Urcamp não possa demitir professores enquanto perdurarem as pendências.

Comentários