EDUCAÇÃO

Enem 2020: provas serão aplicadas em janeiro e fevereiro de 2021

As novas datas foram divulgadas pelo secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, e o presidente do Inep, Alexandre Lopes, na quarta-feira, 8 de julho
Por Redação / Publicado em 9 de julho de 2020

Foto: Naiara Demarco

Entrevista coletiva na sede do MEC, em Brasília.

Foto: Naiara Demarco

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 será realizado nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (para os 5,7 milhões de inscritos que escolheram a prova impressa) e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (para os 96 mil farão a prova digital).

Adiado após pressão de estudantes e parlamentares por causa da pandemia de Covid-19, o novo cronograma do Enem foi  divulgado pelo secretário-executivo do Ministério da Educação (MEC), Antonio Paulo Vogel, e o presidente do Inep, Alexandre Lopes, nesta quarta-feira, 8 de julho, em entrevista coletiva na sede do MEC, em Brasília, e por videoconferência. O MEC está há quase um mês sem ministro à frente da pasta.

As novas datas do Enem 2020 foram definidas, segundo Antonio Paulo Vogel, após vários diálogos com as secretarias estaduais de Educação e entidades representativas das instituições de ensino superior públicas e privadas. “Diante do cenário atual, buscamos uma solução técnica e encontramos uma data que melhor se adeque para a maioria dos participantes do Enem”, explicou Vogel.

O presidente do Inep destacou que o instituto está preparado para aplicar o exame em janeiro e que busca, junto ao Ministério da Economia, um aporte adicional de R$ 70 milhões para adequações de segurança contra o coronavírus.

“Vamos tomar todas as medidas de segurança do ponto de vista sanitário para a aplicação da prova. Para isso, teremos de alugar novas salas e disponibilizar equipamentos de segurança, como máscaras e álcool em gel, o que gera um custo além do que foi planejado inicialmente. Porém, já estamos em contato com o Ministério da Economia e isso não será um problema para a realização da prova”, tranquilizou.

EDUCAÇÃO SUPERIOR – O Inep analisou os cenários possíveis de realização do exame em conjunto com o MEC e entidades educacionais, como a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), a Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu) e a Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup).


*Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Inep

Comentários