EDUCAÇÃO

Pandemia é o tema central da nova edição da Revista Textual

Nova edição da publicação científica editada pelo Sinpro/RS é destinada aos professores do ensino privado
Da Redação / Publicado em 17 de setembro de 2020
Capa da 28ª edição da revista Textual, que tem a pandemia como tema transversal dos artigos e ensaios

Imagem: Reprodução

Capa da 28ª edição da revista Textual, que tem a pandemia como tema transversal dos artigos e ensaios

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Está circulando desde o início de setembro a nova edição da Revista Textual, publicação do Sinpro/RS. Integrante do conselho editorial da Textual, o professor Marcos Fuhr, diretor do Sindicato, destaca que a opção para esta edição foi centralizar o tema na conjuntura atual, impactada pela crise sanitária e econômica provocada pela pandemia de cononavírus. “Procuramos contribuir para uma leitura aprofundada desse momento em diferentes abordagens”, ressalta.

A edição traz como destaque de capa o ensaio do professor da Feevale, de Novo Hamburgo, Fernando Spilki, doutor em Genética e Biologia Molecular, sobre as pandemias enfrentadas no mundo a partir dos tempos bíblicos. Ainda em ensaio sobre o tema, o professor e historiador Fernando Horta, da Universidade de Brasília (UnB), projeta que a Covid-19 deverá ocupar um significativo espaço nas análises históricas sobre este século. “Se o século passado foi claramente dominado pelo Ocidente, suas tecnologias, sua cultura e sua economia, este parece pender para o Oriente, com a China tomando a posição de liderança mundial dos EUA”, aponta.

DINÂMICA DO MEIO EDUCACIONAL – Os professores e pesquisadores Gabriel Grabowski e Cláudia Zank investigam os desafios enfrentados pelos docentes e estudantes com a repentina migração para atividades remotas na educação devido ao isolamento social imposto pela Covid-19. Os dois pesquisadores assinam o artigo Possibilidades e limites das tecnologias digitais na educação. Já o artigo Flexibilizações normativas na Educação no Brasil… para quem?, do diretor do Sinpro/RS, Sani Cardon, também integrante do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (CEEd), aborda os pareceres dos conselhos estadual e nacional de educação e a flexibilização das normativas que regem os sistemas de ensino, com o consequente aprofundamento das desigualdades entre educação pública e privada.

O PROFESSOR E O MUNDO DA ESCOLA – O artigo O trabalho docente na pandemia de Covid-19 trata da repentina substituição da interação presencial por atividades pedagógicas remotas devido ao fechamento das escolas em virtude da pandemia. Essa transformação acarretou uma série de problemas e desafios aos professores. O texto é assinado pela professora Cecília Farias, diretora do Sinpro/RS. Ainda nessa editoria, o artigo Direito autoral e de imagem dos professores em tempos de pandemia, assinado pelos advogados Henrique Teixeira e Mayara de Almeida enfoca os direitos dos docentes nesse novo contexto.

A Revista Textual é uma publicação do Sinpro/RS, lançada em 2002. Conta com tiragem impressa e está disponível na íntegra, com livre acesso, no site do Sinpro/RS.

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