EDUCAÇÃO

MEC recua na retomada presencial das universidades federais em janeiro

Universidades de todo o Brasil criticaram a Portaria publicada nesta quarta-feira, 2, e anunciaram sua recusa de voltar a trabalhar presencialmente
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 2 de dezembro de 2020

Foto: Julio Minasi/UNB

Universidade de Brasília publicou Nota pública criticando Portaria.

Foto: Julio Minasi/UNB

O Ministério da Educação (MEC) revogou a Portaria 1030, publicada na manhã desta quarta-feira, 2, determinando o retorno às aulas presenciais nas universidades federais a partir de 4 de janeiro de 2021.

A medida anunciada não chegou a durar nem meio dia. A repercussão negativa fez com que o ministro Milton Ribeiro anunciasse o recuo. A ideia agora é realizar uma consulta pública para ouvir o mundo acadêmico antes de tomar nova decisão.

Universidades de todo o Brasil criticaram a portaria e anunciaram a sua recusa de voltar a trabalhar presencialmente. O tom é que a retomada não seria oportuna com o Brasil em volta ao recrudescimento da Covid-19.

O ministro, em entrevista à CNN, disse que não esperava tanta resistência. “Quero abrir uma consulta pública para ouvir o mundo acadêmico. As escolas não estavam preparadas, faltava planejamento”, afirmou.

Entre os protestos, a Universidade de Brasília (UNB) criticou em Nota a portaria do MEC ordenando a flexibilização. Segundo a UNB, uma das principais do país, a pandemia “ainda não deu sinais de arrefecimento – pelo contrário” e seria um ato em contramão de novas medidas de restrição “em um momento de aumento das taxas de contaminação pelo coronavírus em diversos estados e no Distrito Federal”.

Comentários