EDUCAÇÃO

Pesquisa avalia impactos no trabalho e na saúde dos professores

Trabalho coordenado por pesquisadores da Feevale, Ufrgs, Unisc, PUC/SP, Umesp e IFRS Minas conta com o apoio do Núcleo de Estudos da Saúde do Professor, do Sinpro/RS
Da Redação / Publicado em 11 de novembro de 2021

Manoelle Duarte/SMED PMPA

Manoelle Duarte/SMED PMPA

Docentes de todas as redes de ensino do país participam do estudo “As transformações provocadas pela pandemia do novo coronavírus no trabalho e na saúde mental dos docentes”, que irá apresentar um diagnóstico sobre as transformações nas relações de trabalho, na prática docente e na saúde após a crise sanitária.

A coleta de informações por meio de formulário virtual foi realizada de 1º a 31 de outubro e as respostas estão em fase de análise. Ao todo, 2.454 professores de diferentes níveis de ensino responderam à pesquisa, que conta com o apoio do Sinpro/RS. Os resultados serão apresentados no início do ano letivo de 2022.

“A participação dos professores do ensino privado do Rio Grande do Sul nesta pesquisa contribuirá muito para que possamos ter uma melhor compreensão sobre o impacto da pandemia no trabalho e na saúde dos professores de todos os níveis de ensino”, explica a professora Carmem Giongo (Feevale/Ufrgs), que integra a coordenação da pesquisa.

O trabalho é coordenado também pelas professoras Karine Vanessa Perez (UQAM/Unisc) e Ma. Ariana Celis Alcântara (PUC/SP) e pelos professores Bruno Chapadeiro (Umesp), Paulo Wunsch e Gregório Grisa (IFRS/BG).

Além do Sinpro/RS, a iniciativa tem o apoio do Cpers, Apeoesp, Grupo Saúde dos Professores do ABC, Procuradoria Regional do Ministério do Trabalho da 2ª Região, Centros de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest São Paulo e ABC), Sindicatos e Vigilância Sanitária do ABC.

“O Núcleo de Estudos da Saúde dos Professores (Nesp), do Sinpro/RS, acompanhará o cronograma da pesquisa junto aos pesquisadores para, após os resultados, pensar estratégias que vão ao encontro das necessidades apesentadas”, observa Sani Cardon, diretor do Sinpro/RS.

Comentários