EDUCAÇÃO

Uma chapa inscrita nas eleições do Sinpro/RS

A Chapa 1 – Compromisso e Ação está habilitada para o processo eleitoral do Sindicato dos Professores, de 18 a 20 de outubro, com a votação de cerca de 20 mil professores associados
Da Redação / Publicado em 11 de outubro de 2022

Foto: Igor Sperotto/ Arquivo

Processo eleitoral da entidade ocorrerá de 18 a 20 de outubro e deve envolver cerca de 20 mil professores associados

Foto: Igor Sperotto/ Arquivo

Encerrou-se com uma chapa inscrita, no dia 14 de setembro, o prazo para inscrições de chapas nas Eleições do Sindicato dos Professores (Sinpro/RS). A Chapa 1 – Compromisso e Ação está habilitada para o processo eleitoral da entidade, que ocorrerá de 18 a 20 de outubro e deve envolver cerca de 20 mil professores associados.

Conforme o Estatuto Social, estão aptos a votar os professores que atuam no ensino privado do Rio Grande do Sul em todos os níveis e modalidades, que estejam associados ao Sinpro/RS há mais de três meses e em dia com as mensalidades e os serviços contratados junto ao Sindicato. Também aos aposentados, é garantido o direito de voto.

“O processo eleitoral do Sindicato não é um simples movimento que elege a nova diretoria, ele é uma luta coletiva pela manutenção dos direitos dos professores, principalmente numa conjuntura política voltada para a precarização do trabalho e pela tentativa de enfraquecimento das entidades sindicais”, explica Erlon Schüler, diretor do Sinpro/RS.

Ele destaca, ainda, a importância da participação dos professores e a segurança das eleições, que, mais uma vez, serão realizadas de forma digital. Todo o processo será feito pela empresa Eleja On-Line, especializada em votações deste tipo. O sistema utilizado pela companhia é criptografado e tem certificações de segurança que permitem auditoria. O voto é registrado em acesso único, com senha individual por usuário habilitado.

As urnas estarão sob a responsabilidade de mesários devidamente cadastrados e identificados, distribuídas nas instituições de ensino de forma fixa e outras ainda de modo volante, para facilitar o registro dos votos dos professores.

No site criado especialmente para as eleições, estão disponíveis os materiais produzidos pela Chapa, bem como a nominata e os editais de divulgação. O processo foi aberto oficialmente pela Assembleia Geral, a qual ocorreu no dia 6 de agosto, e que elegeu a comissão que coordenará todo o pleito. A equipe é integrada pelo professor Rômulo José Escouto e pelas professoras Ana Lúcia Silva Tomazi, Maria Lúcia Iserhard Schlittler, Antonieta Beatriz Mariante e Rejani Maria Friedrich.

Comentários