CULTURA

Extra Classe recebe prêmio nacional de jornalismo

O jornal conquistou o primeiro lugar na categoria Jornalismo Impresso do IV Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal
Publicado em 13 de maio de 2016
Cerimônia de premiação ocorreu no dia 11 de maio, em Brasília

Foto: Valéria Amaral/ Ascom Fenam

Cerimônia de premiação ocorreu no dia 11 de maio, em Brasília

Foto: Valéria Amaral/ Ascom Fenam

O jornal Extra Classe foi contemplado com o primeiro lugar na categoria Jornalismo Impresso do IV Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal, promovido pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). A cerimônia de premiação ocorreu na noite de 10 de maio, no auditório da Associação Médica de Brasília. A matéria premiada, O zelo pela contravenção, de Gilson Camargo, foi  publicada na edição de junho de 2015. Mostra a atuação do Ministério Público Federal e da Polícia Federal contra tentativas de esvaziamento da Operação Zelotes, que apura fraudes de quase R$ 20 bilhões contra o Fisco e envolve grandes corporações e empresas de comunicação em todo o país, a exemplo da Gerdau e da RBS, maior grupo de comunicação do Rio Grande do Sul. Esse é o 34º prêmio de jornalismo conquistado pelo Extra Classe.

A IV edição do Prêmio República, que além de trabalhos jornalísticos premia iniciativas de procuradores federais, destacou 11 iniciativas e quatro receberam menção honrosa – de um total de 81 inscritos. O ponto alto da solenidade deu-se com o anúncio da categoria de Combate à Corrupção. A Operação Lava Jato recebeu prêmio especial, com o título hors concours. O coordenador da força tarefa, o procurdor da República Deltan Dallagnol, representou o grupo. “Somos representantes do MPF, de órgãos públicos, mas acima disso somos representantes da nossa chefe e líder suprema: a sociedade, que convocou o MPF no combate à corrupção”, afirmou.

Compõem o colegiado o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), José Robalinho Cavalcanti; o procurador-geral da República, Rodrigo Janot; o ministro do Superior Tribunal de Justiça Herman Benjamin; o conselheiro do CNMP, Antônio Duarte; o diretor-geral da Fundação Pedro Jorge, Alexandre Camanho; o diretor de Assuntos Legislativos da ANPR, Ângelo Villela Goulart; a diretora Cultural da ANPR, Zani Cajueiro; o deputado Federal Alessandro Molon (Rede-RJ); a presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Norma Cavalcanti; a consultora de Acesso à Justiça da ONU Mulheres, Vânia Pasinato; e a gerente executiva da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Marina Iemini Atoji.

Confira a lista dos premiados.

Mais fotos da premiação.

 

Comentários