MOVIMENTO

643 presos por crimes contra mulheres em uma manhã

Ação de âmbito nacional pretende prender mais de mil agressores contra mulheres até o final da sexta-feira em todo país
Da Redação* / Publicado em 24 de agosto de 2018
Homem preso em Passo Fundo por ameaça de morte contra a ex-

Foto: Polícia Civil/Divulgalção

Homem preso em Passo Fundo por ameaça de morte contra a ex-companheira

Foto: Polícia Civil/Divulgalção

Uma ação da Polícia Civil deflagrada em todo país nesta sexta-feira, 24 de agosto, para combate ao feminicídio e homicídio (tentados e consumados) prendeu só até o final da manhã 643 pessoas e apreendeu 61 adolescentes em 17 estados. A estimativa do presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícias Civis, delegado Emerson Wendt, de Porto Alegre, é que mais mil prisões sejam efetuadas até o final do dia.  Quase 5 mil policiais civis em todo o país ainda cumprem mandados de prisão. Um novo balanço deverá ser divulgado ainda na sexta-feira.

A Operação Cronos tem o apoio do Ministério da Segurança Pública e é coordenada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícias Civis. A ação foi definida em julho, durante reunião com o ministro Raul Jungmann.

Segundo o ministro, essa megaoperação é o exemplo, na prática, do funcionamento do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) com a integração das polícias com o Ministério Público e o Poder Judiciário que, neste caso, tem o objetivo de combater a violência, especialmente, o feminicídio e garantir as medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha.

As investigações também contaram com o apoio da coleta de material genético que deve chegar a um banco de dados até o fim do próximo ano com 130 mil DNAs coletados. “Quando ocorrer um estupro, um feminicídio, é possível fazer a comparação do material genético encontrado na cena do crime com os DNAs”, disse Jungmann. “Dá velocidade, precisão, e permite a elucidação de crimes.”

O nome da operação, Cronos, é uma referência à supressão do tempo de vida da vítima, reduzido pelo autor do crime.

PASSO FUNDO – A Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Passo Fundo, prendeu dois homens, de 28 e 34 anos, em razão de ameaças de morte contra as ex-companheiras. As prisões ocorreram pelo cumprimento de mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão. Além disso, foram apreendidas diversas armas brancas, utilizadas no momento do crime.
A ação foi coordenada pela delegada Rafaela Weiler Bier e faz parte da operação nacional denominada Cronos.

GETÚLIO VARGAS – A Delegacia de Polícia de Getúlio Vargas, prendeu novamente um homem que se encontrava foragido do sistema prisional. Contra o preso, havia um mandado de prisão definitiva decorrente de violência doméstica e familiar contra sua companheira.

SANTA MARIA – A Delegacia Especializada no Atendimento às Mulheres (Deam) de Santa Maria, prendeu preventivamente, na manhã desta sexta-feira (24), um homem de 25 anos por descumprimento de medidas protetivas da Lei Maria da Penha. O crime ocorreu no dia 18 de agosto. A ação faz parte de uma Operação Nacional, intitulada Cronos, coordenada pelo Ministério da Segurança Pública.

RODEIO BONITO – Em cumprimento a mandado de prisão preventiva, um homem de 31 anos foi preso pela Polícia Civil, na manhã desta sexta-feira, 24 na região central do município de Rodeio Bonito. A ação foi realizada pela Delegacia de Polícia de Rodeio Bonito e contou com o apoio da Brigada Militar. De acordo com a delegada Aline Dequi Palma, a prisão foi decorrente do descumprimento de medidas protetivas no âmbito da Lei Maria da Penha. “A vítima é ex-companheira do preso. Ele já possuía antecedentes por violência doméstica”, relatou a delegada.

SANANDUVA – a Polícia Civil prendeu um homem de 48 anos, na cidade de Sananduva. A ação foi realizada pela Delegacia de Polícia de Sananduva e contou com o apoio da Delegacia de Polícia de Cacique Doble. As diligências se deram em cumprimento a mandado de prisão decorrente de sentença condenatória penal por crime relacionado à Lei Maria da Penha. De acordo com o delegado Hugo Rigo, o crime ocorreu em 2011 e a vítima foi a ex-companheira do preso. “Ele foi condenado a cumprir uma pena de um ano e seis meses de reclusão e já possuía antecedentes pelo mesmo tipo de crime”, relatou o delegado.

ERECHIM – Um homem de 36 anos foi preso preventivamente, em Erechim, por descumprimento de medidas protetivas de urgência deferidas em favor de sua ex-companheira. A prisão se deu durante cumprimento de dois mandados de busca e apreensão e dois de prisão, todos decorrentes de procedimentos envolvendo violência doméstica e familiar contra a mulher. A ação foi realizada por policiais da Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Erechim, com apoio da 1ª DP de Erechim.

CACHOEIRA DO SUL – A Polícia Civil apreendeu uma pistola calibre 6,35mm, na manhã desta sexta-feira (24), no município de Cachoeira do Sul. A ação foi realizada pela 20º Delegacia de Polícia Regional do Interior (20ºDPRI), em cumprimento a cinco mandados de busca e apreensão. A arma de fogo foi apreendida durante as buscas na residência de um indivíduo suspeito de violência doméstica, no bairro Tibiriçá.

IBIRUBÁ – A polícia prendeu um homem de 41 anos, no bairro Progresso, no município de Ibirubá. A ação foi realizada pela Delegacia de Polícia de Ibirubá, em cumprimento a mandado de prisão preventiva. De acordo com a delegada Diná Rosa Aroldi, o indivíduo é suspeito de desobediência nos termos da Lei Maria da Penha, contra sua ex-companheira, no dia 08 de agosto deste ano. “O preso também possui antecedentes criminais por ameaça e receptação”, relatou a delegada.

* Com informações da Agência Brasil e Polícia Civil/RS

 

Comentários