CULTURA

Maria Carpi é a patrona da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre

Maior evento de livros, literatura e formação de leitores da América Latina será realizado de 1º a 28 de novembro, na Praça da Alfândega, Centro Histórico de Porto Alegre
Da Redação / Publicado em 19 de outubro de 2018
Advogada, magistrada e escritora, Maria Carpi é a terceira mulher eleita ao patronato da feira

Foto: Diego Lopes/ Divulgação

Advogada, magistrada e escritora, Maria Carpi é a terceira mulher eleita ao patronato da feira

Foto: Diego Lopes/ Divulgação

A poeta gaúcha Maria Carpi foi eleita patrona da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre. Seu nome foi anunciado em cerimônia realizada no Centro Cultural da Ufrgs, na noite de quinta-feira, com a presença de representantes de entidades públicas e privadas da área cultural, de escritores, de associados da Câmara Rio-Grandense do Livro e da imprensa. A 64ª Feira do Livro de Porto Alegre será realizada de 1º a 28 de novembro, na Praça da Alfândega, Centro Histórico de Porto Alegre. Confira a programação.

Nascida em Guaporé, em 1939, Maria Carpi estreou na literatura em 1990, aos 51 anos. Uma das escritoras mais respeitadas da poesia contemporânea brasileira, recebeu o reconhecimento da crítica através de diversos prêmios e distinções: Menção Honrosa no Casa de las Américas em 1999, em Cuba; Revelação da Associação Paulista dos Críticos de Arte em 1990; Erico Verissimo, em 1991, por Desiderium Desideravi; venceu quatro vezes o Prêmio Açorianos de Literatura, categoria Poesia e foi três vezes premiada pela Associação Gaúcha dos Escritores, Livro do Ano, categoria Poesia, em 2004, 2006 e 2007. Publicou obras como Os cantares da semente (1996), A migalha e a fome (2000) e O cego e a natureza morta (2016).

“Agradeço muito essa honra que a Câmara Rio-Grandense do Livro, as entidades de cultura e meus leitores me proporcionaram. Eu publiquei com 50 anos de idade meu primeiro livro, então sempre digo que a poesia esperou por mim. Pois a Feira do Livro também esperou por mim”, celebrou a patrona ao receber o título de sua antecessora, a escritora Valesca de Assis. Ela assinalou que é poeta desde o ventre de sua mãe. Neste ano, além de Maria Carpi, os escritores Caio Riter, Celso Gutfreind, Claudia Tajes, Leticia Wierzchowski integraram o grupo de patronáveis.

Comentários