MOVIMENTO

Cresce casos de agressões a jornalistas

Incremento esteve diretamente relacionado à eleição presidencial e episódios associados a ela, como a condenação e prisão do ex-presidente Lula
Por Redação / Publicado em 18 de janeiro de 2019

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) apresentou nesta sexta-feira, 18, o Relatório da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil – 2018, que revela o crescimento de 36,36% o número de casos de agressões a jornalistas, em relação ao ano de 2017. Foram 135 ocorrências de violência, entre elas um assassinato, que vitimaram 227 profissionais. E os números mostram que esse incremento esteve diretamente relacionado à eleição presidencial e episódios associados a ela, como a condenação e prisão do ex-presidente Lula.

Eleitores/manifestantes foram os principais agressores, sendo responsáveis por 30 casos de violência contra os jornalistas, o que representa 22,22% do total. Entre esse grupo, os partidários do presidente eleito Jair Bolsonaro foram os que mais agrediram a categoria, somando 23 casos. Já os partidários do ex-presidente Lula, que não chegou a ser candidato, estiveram envolvidos em sete episódios.

A greve dos caminhoneiros (movimento com características de locaute) também contribuiu para alterar o perfil dos agressores. Com 23 casos (17,04% do total), os caminhoneiros ficaram em segundo lugar na lista dos que cometeram atos de violência contra os jornalistas.

De acordo com o relatório, os jornalistas foram vítimas também de políticos, policiais, juízes, empresários, dirigentes/torcedores de times de futebol e populares. Além do assassinato, das agressões físicas e verbais, das ameaças/intimidações e dos impedimentos ao exercício profissional, houve ainda casos de cerceamento à liberdade de imprensa por decisões judiciais, censuras, atentados, prisão e práticas contra a organização sindical da categoria.

Maria José Braga, presidente da Fenaj, afirma que o crescimento da violência contra jornalistas é uma demonstração inequívoca de que grupos e segmentos da sociedade brasileira não toleram a divergência e a crítica e não têm apreço pela democracia.
“É preciso medidas urgentes por parte do poder público e das empresas de comunicação para garantir a integridade dos profissionais”, defende. Entre as medidas defendidas pela Fenaj, estão a criação de um protocolo de atuação das polícias em manifestações públicas e a garantia, por parte das empresas de comunicação, de adoção de medidas mitigatórias dos riscos para cada situação específica. “Essas medidas podem e devem variar. Em um caso pode ser necessário, por exemplo, a utilização de equipamentos de proteção individual. Em outro, pode ser melhor o jornalista não estar sozinho”.

Cresceram também as ameaças/intimidações e agressões verbais praticadas por meio das redes sociais aos jornalistas. Para a ela, esses casos também são graves e precisam ser denunciados, para que os agressores sejam identificados e punidos.

Acesse a íntegra do Relatório da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil – 2018

Comentários