EDUCAÇÃO

Professores do IPA paralisam atividades por tempo indeterminado

Decisão foi tomada em Assembleia no final da tarde desta segunda-feira, 18, em Porto Alegre, em função dos atrasos salariais
Por Valéria Ochôa / Publicado em 18 de fevereiro de 2019

Foto: Valéria Ochôa

“Não estamos parando apenas pelos salários atrasados, mas também por dignidade”, dizem professores

Foto: Valéria Ochôa

Atrasos salariais e falta de interlocução da instituição de ensino com os professores foram alguns dos motivos que levaram os professores do Centro Universitário Metodista (IPA), reunidos em Assembleia nesta segunda-feira, 18, em Porto Alegre (RS), a decidir não retomar as atividades letivas no início deste semestre. O encontro ocorreu na sede do Sindicato dos Professores (Sinpro/RS), no final desta tarde. Segundo os professores, neste momento, ainda não foram pagos os 30 dias de férias e parte do salário de janeiro.

“Não estamos parando apenas pelos salários atrasados”, manifestou uma professora. “Mas também por dignidade”. A docente refere-se a total falta de interlocução da instituição com os professores. “Não sabemos sequer os motivos que têm levado o Centro Universitário aos atrasos frequentes de salários”, reforçou o professor Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS. Os professores relatam, entre outros problemas, que muitas disciplinas de início de curso não foram abertas neste semestre.

O Sindicato já enviou ofício comunicando a reitoria do IPA, em Porto Alegre, e a direção geral da rede metodista em São Paulo. “Informamos ainda o bispo da Igreja Metodista sobre a decisão dos professores e os motivos que os levaram a esta inciativa”, destaca Fuhr.

Os professores se reunirão na próxima quarta-feira, 20, na sede do Sindicato para avaliar a mobilização. A paralisação das atividades é por tempo indeterminado e somente será encerrada mediante a realização de nova assembleia.

Frente sindical para negociar com a Rede Metodista

Em dezembro do ano passado, Sindicatos de professores de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Pará, em reunião realizada em São Paulo, criaram uma frente sindical para enfrentar de maneira coordenada e unitária os problemas trabalhistas comuns em toda Rede Metodista no país.

No Rio Grande do Sul integram a rede: Centro Universitário Metodista/IPA e Colégio Americano, em Porto Alegre; Colégio Centenário e Fames, em Santa Maria; Instituto Educacional, em Passo Fundo; e Colégio União, em Uruguaiana.

Comentários