MOVIMENTO

Situação indígena é tema de filme e debate

Lideranças indígenas do Rio Grande do Sul falarão sobre como vivem e quais são as expectativas dos mais de 2 mil índios do estado com o movimento Retomada de territórios tradicionais
Por César Fraga / Publicado em 9 de abril de 2019

Foto: Reprodução Youtube

Imagem do curta Retomada Yvyrupá, aldeia em Maquiné, RS

Foto: Reprodução Youtube

Na próxima terça-feira, 16 de abril, às 19h, o jornal Extra Classe fará o lançamento no Rio Grande do Sul do curta-metragem Retomada Yvyrupá, realizado pelos jornalistas Cristina Ávila, André Corrêa e Pablo Albarenga. O audiovisual é um recorte da vida na primeira Retomada Mbyá em 60 anos, a Yvyrupá, em Maquiné, litoral gaúcho. “É um manifesto em favor das populações tradicionais, um retrato da alegria, com ênfase no aprendizado infantil das relações com a natureza”, destaca Cristina.  Após a exibição, quatro caciques falarão da situação dos mais de 2 mil indígenas que vivem no Rio Grande do Sul em 27 acampamentos na beira de rodovias ou em áreas degradadas, alguns montados há mais de 40 anos à espera de respostas as suas reivindicações. O evento será na sede da Fundação Ecarta, em Porto Alegre (Avenida João Pessoa, 943).

A atividade é promovida pelo Jornal Extra Classe, No Caminho Te Explico e Conselho Indigenista Missionário (Cimi), com apoio da Fundação Ecarta e do Sindicato dos Professores (Sinpro/RS). A inscrição é gratuita e deve ser feita no site da Ecarta, pois as vagas são limitadas.

Os caciques darão destaque em sua fala também sobre o Movimento Retomada, lançado há dois anos pelo povo Mbyá Guarani, que decidiu apressar a recuperação de seus territórios tradicionais, considerados áreas ancestrais pelas quais seus antepassados percorreram. “Retomada tem a ver com o vínculo da relação dos índios com a terra e sua cosmovisão religiosa, a ligação do sagrado com o mundo atual”, explica Roberto Liebgott, do Conselho Indigenista Missionário (Cimi). O mesmo caminho foi seguido pelos índios Kaingang.

Já são sete as Retomadas de terra no Rio Grande do Sul:

Mbyá Guarani: Ponta do Arado, em Porto Alegre (Belém Novo); Aquífero Guarani, em Viamão (RS 040); Yvyrupa, em Maquiné (área da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária – Fepagro); Pará Roke, em Rio Grande (distrito de Domingos Petroline); Terra de Areia, em Terra de Areia).

Kaingang
Canela, em Canela (Parque Nacional); e Carazinho (entre Carazinho e Passo Fundo).

PROGRAMAÇÃO

19h – Abertura

19h15 – Exibição do curta Retomada Yvyrupá
Realizado por três jornalistas – a gaúcha Cristina Ávila, o brasiliense André Corrêa e o uruguaio Pablo Albarenga, o audiovisual tem 6 minutos e aborda a Retomada Mbyá de área em Maquiné. O lançamento do trabalho conta com a presença de Cristina Ávila e Pablo Alvarenga.

19h25 – Cenário político e o Movimento Retomada no Rio Grande do Sul
Apresentação: Santiago Franco, liderança Guarani, e Roberto Liebgott, do Cimi

19h40 – Com a palavra os Caciques 
Jaime, da aldeia Cantagalo – Porto Alegre
Timóteo, da aldeia Ponta do Arado – Porto Alegre
Santiago Franco, da aldeia Tekoá Yvy Poty (Flor da Terra), de Pelotas. Franco é integra do Conselho de Articulação de Povo Guarani.
André Benites, da aldeia Tekoa Ka’aguy Porã (Mata Sagrada) – Maquiné

20h30 – Bate-papo com o público

SERVIÇO
Data e horário
16 de abril (terça-feira), 19h às 21h30
Público alvo
Professores, estudantes, jornalistas, sindicalistas, ativistas e público em geral
Inscrição gratuita
Ficha de Inscrição
Vagas limitadas
Obs. Será fornecido certificado
local
Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre)

Comentários