GERAL

Alternativa de leitura

Publicado em 1 de março de 2014

Fundado em 1996 pelo Sinpro/RS com o objetivo de oferecer aos professores uma alternativa de leitura ampla, independente e de credibilidade. Ao longo de sua trajetória, o jornal se aprimorou e ampliou sua profissionalização, consolidando-se como referência na abordagem aprofundada de temas de interesse geral, conjuntura econômica, política, saúde, educação, cultura, comportamento, diversidade, meio ambiente, mobilidade, entre outros.

O jornal também conquistou o status de um dos mais importantes veículos independentes de informação do Rio Grande do Sul por conta da apuração jornalística aprofundada que lhe conferiu reconhecimento e credibilidade por parte dos movimentos sociais e da sociedade em geral.

Em suas páginas, o debate responsável sobre as questões sociais mais inquietantes, em reportagens que oferecem sempre um outro ponto de vista, na busca da contextualização dos acontecimentos, da abertura de espaço às posições divergentes – e na contracorrente da cobertura da grande imprensa. Nesses 18 anos de circulação mensal, de março a dezembro, o Extra Classe conquistou 29 prêmios de jornalismo regionais e internacionais, nos quais concorreu com veículos da grande mídia.

Dentre seus colaboradores fixos estão o escritor Luis Fernando Verissimo, os articulistas Marcos Rolim (Direitos Humanos) e Marcos Weissheimer (Política e Economia), o cronistaJosé Fraga e os cartunistas Edgar Vasques, Canini (em memória) e Neltair Rebés Abreu, o Santiago. Na versão impressa, são 28 páginas e tiragem de 22 mil exemplares por edição – o veículo também circula com cadernos e reportagens especiais que eventualmente ampliam a edição. Além dos mais de 18,5 mil professores associados do Sinpro/RS, que recebem o jornal em casa, o Extra Classe tem distribuição gratuita e direcionada a formadores de opinião e em pontos estratégicos de distribuição na capital e no interior do estado.

Edições especiais marcaram os 18 anos de existência do jornal

Arte: D3 Comunicação

Arte: D3 Comunicação

Comentários