JUSTIÇA

Três homens foram resgatados de trabalho escravo no norte do estado

Os trabalhadores foram encontrados em pedreira interditada durante operação de vistoria devido ao risco de desabamento de terra em São José do Inhacorá
Da Redação / Publicado em 23 de junho de 2023

Três homens foram resgatados de trabalho escravo no norte do estado

Foto: Marcello Casal Jr./ABr

Foto: Marcello Casal Jr./ABr

Uma força-tarefa com a participação do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) resgatou três homens em situação análoga à escravidão em uma pedreira de São José do Inhacorá, município no Norte do Estado. A operação, acompanhada pela unidade do MPT-RS em Santo Ângelo, foi realizada em colaboração com a Fiscalização do Trabalho.

Os três trabalhadores, todos adultos, oriundos de cidades próximas, Braga e Três Passos, atuavam em uma pedreira no trabalho de quebra das pedras, utilizadas para a produção de asfalto. A pedreira foi alvo de inspeção devido a risco de desabamento de terra e de escorregamento de pedras. Devido ao risco ter sido confirmado, o empreendimento foi interditado.

No local, durante a vistoria, foram encontrados cinco trabalhadores. Após análise do caso, foi concluído que a situação de apenas três desses trabalhadores enquadrava-se como condição análoga à escravidão.

Os homens começaram a trabalhar no local entre abril e junho deste ano, tinham jornada de trabalho regular, mas estavam alojados em condições precárias. Em razão disso, foram resgatamos e afastados do trabalho, tendo os seus contratos registrados e rescindidos. Após  atendimento, retornaram para os seus municípios de origem.

O empregador assinou Termo de Ajuste de Conduta e tem colaborado com as autoridades para regularizar a situação.

Comentários