AMBIENTE

Barragem de água rompe e cresce risco de enchente em cidade baiana

Segundo a Defesa Civil do estado, as famílias que vivem no distrito de Quati, cidade de Pedro Alexandre, conseguiram deixar suas casas e não há registro de feridos até o momento.
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 11 de julho de 2019

O distrito de Quati, da cidade baiana de Pedro Alexandre, foi vitimado nessa manhã de quinta-feira, 11, pelo rompimento de uma barragem de água. Segundo a Defesa Civil do estado, as famílias que viviam no local conseguiram deixar suas casas e não há registro de feridos até o momento. A maior preocupação é com o município vizinho, Coronel João Sá, onde a Defesa Civil recomendou que moradores da cidade deixem a região pois existe o risco de enchente.

Pedro Alexandre se localiza a cerca de 350 quilômetros de Salvador no nordeste da Bahia, na fronteira com o estado de Sergipe. Segundo ainda informou a defesa civil da Bahia, as fortes chuvas na área do Rio do Peixe podem ter contribuído para o rompimento da barragem.

A prefeitura de Pedro Alexandre informa que as escolas municipais Maria Dalva, Ruy Barbosa, Juracy Magalhães e Paraíso Infantil estão abrigando os moradores. O prefeito de Coronel João Sá, Carlinhos Sobral (MDB), publicou um vídeo nas redes sociais alertando sobre o risco de moradores continuarem nas casas. Segundo Sobral existem famílias que se recusam a sair de suas residências.

A Agência Nacional de Águas (ANA) informou em nota que tomou conhecimento do rompimento, mas por se tratar de uma barragem em rio estadual, não é a responsável pela fiscalização do açude. Para a ANA, a tarefa é de competência do governo da Bahia, através de seus órgãos de fiscalização. A agência, disse ainda em sua nota que, mesmo assim, “guardando as devidas atribuições dos órgãos regionais,” está acompanhando a situação.

Comentários