AMBIENTE

Biden amplia em 10 vezes o prometido ao Fundo Amazônia após visita de Lula à China

Anúncio surpreendeu quem apostava no acirramento de uma crise diplomática entre Estados Unidos e Brasil
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 20 de abril de 2023

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Durante a visita de Lula em fevereiro, Biden mencionou que doaria 50 milhões de dólares ao Fundo da Amazônia. Após posicionamento do chefe de Estado brasileiro em relação à guerra, à China e ao dólar, EUA anunciam valor 10 vezes maior

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O governo John Biden anunciou na manhã desta quinta-feira, 20, que vai solicitar ao Congresso americano uma contribuição de 500 milhões de dólares para o Fundo Amazônia. Esse valor equivale a dez vezes o que Biden anunciou durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao democrata em fevereiro deste ano.

A nova posição surpreendeu os que apostaram no acirramento dos atritos entre Brasil e Estados Unidos após as declarações de Lula na China.

Entre questionamentos à moeda norte-americana como hegemônica no comércio exterior, o petista criticou a postura do país do Norte de estimular a guerra entre Rússia e Ucrânia.

O anúncio de Biden feito quase uma semana após a série de críticas de analistas nacionais e do exterior, integrantes da oposição e da própria Casa Branca ao petista, na realidade surpreendeu e virou motivo de piada nas redes.

Chave do pix

Boa parte das postagens lembrava que setores da mídia nacional e bolsonaristas passaram os últimos dias anunciando o princípio de uma crise diplomática por causa do posicionamento do presidente brasileiro.

As duras medidas do governo norte-americano que chegaram a ser previstas por Gerson Camarotti, na Globonews, foram ironizadas com uma postagem que questionava: “Biden: ‘qual a chave pix do Fundo Amazônia?’”.

Energia e clima

O governo americano anunciou oficialmente a ideia de ampliar os recursos no Fórum das Principais Economias sobre Energia e Clima que foi realizado virtualmente e que contou com a presença de Lula.

Em reais, o aporte representa cerca de R$ 2,5 bilhões.

O valor deverá ser distribuído ao longo dos próximos cinco anos em ações de transição energética, fim do desmatamento na Amazônia e em outras florestas, avanço na captura de carbono da atmosfera e combate às emissões de metano.

Biden ainda informou a intenção de depositar de 1 bilhão de dólares no Green Climate Fund, fundo global que apoia os países em desenvolvimento no enfrentamento dos desafios relacionados ao aquecimento global.

Ele ainda convidou outros países a se juntarem aos Estados Unidos para acionar bancos multilaterais de desenvolvimento para incrementar o enfrentamento dos desafios globais relativos ao meio ambiente.

Comentários