MOVIMENTO

Cultura Doadora marcará Dia Mundial da Doação de Órgãos com encontro virtual neste domingo, 27

Live começará às 19h, com a participação de médicos, família doadora, transplantados e pessoas na lista de espera por transplante; também contará com lançamento de clip de música inédita de Los 3 Plantados
Por Edimar Blazina / Publicado em 25 de setembro de 2020

Foto: Igor Sperotto

Em seus oito anos de atividades, o projeto levou o tema doação de órgãos e transplantes a mais de 30 mil professores, estudantes e comunidade em geral. Na foto, o médico José Camargo, referência na área, no lançamento do projeto na Fundação Ecarta.

Foto: Igor Sperotto

A Fundação Ecarta promove neste domingo, 27 de setembro, às 19h, a primeira live do projeto Cultura Doadora. A ação terá convidados especiais:  médicos, familiares de doadores e transplantados, e celebrará, no Dia Nacional da Doação de Órgãos, os oito anos do projeto que vem contribuindo na formação de uma cultura de solidariedade e atitude proativa para a doação de órgãos e tecidos no estado do Rio Grande do Sul.

“Trata-se de um momento para, mais um vez, informar e mostrar que este universo está mais próximo de nós do que imaginamos”, observa Marcos Fuhr, presidente da Fundação Ecarta e idealizador do projeto Cultura Doadora. “É um assunto fundamental. Mais de 45 mil pessoas aguardam hoje na fila de espera por um transplante. A doação salva vidas”.

A live será transmitida pelas redes sociais do projeto e contará com a presença dos médicos Tatiana Michelon, nefrologista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, e Spencer Camargo, cirurgião torácico e integrante da equipe de transplantes pulmonares da Santa Casa de Porto Alegre, e do enfermeiro Dagoberto Rocha, que atua há nove anos na Organização de Procura de Órgãos do Hospital São Lucas da PUCRS.

As estudantes Vitória de Quadros e Bia Farias, da Escola Hohendorff de São Leopoldo, contarão como o tema de uma palestra do projeto Cultura Doadora foi recebido pela comunidade escolar e o resultado dessa abordagem.

Foto: Igor Sperotto

Jimi Joe, King Jim e Bebeto Alves passaram por transplantes em 2013. Los 3 Plantados é resultado desta experiência

Foto: Igor Sperotto

Ainda na live, os relatos de Luciana Feijó, tia de Patrick Wulfhorst, falecido em 2013 aos 11 anos de idade, depois de sofrer um AVC hemorrágico, e da arquiteta e urbanista Bárbara Machini, que está na lista de espera por transplante bilateral de pulmão.

Para finalizar, Los 3 Plantados, integrado pelos músicos Bebeto Alves, King Jim e Jimi Joe, apresentarão sua nova música, já com clip.

Informação e solidariedade

Lançado em 2012, o projeto Cultura Doadora já colhe os frutos do trabalho árduo em todo o estado: promoveu o acesso do tema a mais de 30 mil pessoas, com palestra e ações de conscientização, e ajudou a instituir a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (Cihdott) no Hospital de Montenegro 100% SUS, município da região do Vale do Caí, próximo à região Metropolitana de Porto Alegre, RS.

Em 2017, a região do Vale do Caí registrava 100% de negativa familiar para a doação de órgãos e tecidos. Em menos de um ano de mobilização da comunidade, por meio de diferentes parcerias, a realidade mudou completamente: 62% de afirmativa familiar para a doação de órgãos. De janeiro de 2018 a setembro de 2019 foram captados 28 órgãos, em Montenegro, maior cidade do Vale do Caí, e 17 transplantes foram efetivados.

Comentários