MOVIMENTO

Dieese completa 65 anos ao lado dos trabalhadores

Originalmente, a entidade partiu da decisão de 20 sindicalistas de São Paulo de criar um orgão de assessoria técnica para desenvolver pesquisas e atividades de educação nos ambientes do mundo do trabalho
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 22 de dezembro de 2020
Greve de metalúrgicos na região do ABC paulista. Trabalhadores em assembleia no Estádio de Vila Euclides, em São Bernardo do Campo, em março de 1979

Foto: Reprodução/Memorial da Democracia

Greve de metalúrgicos na região do ABC paulista. Trabalhadores em assembleia no Estádio de Vila Euclides, em São Bernardo do Campo, em março de 1979

Foto: Reprodução/Memorial da Democracia

Fundado em 1955, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socieconômicos (Dieese) completa 65 anos nesse dia 22. Na sua origem a entidade partiu da decisão de 20 dirigentes sindicais de São Paulo de criar um organismo de assessoria técnica e desenvolver pesquisas e atividades de educação nos ambientes do mundo do trabalho. Hoje são mais de 700 entidades sindicais associadas Brasil afora. É uma história praticamente ininterrupta de apoio aos mais variados segmentos trabalhistas.

Em sua trajetória, a entidade apenas não conseguiu realizar suas funções no ano de 1964, quando devido ao golpe militar houve uma intervenção no Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, onde estava sediado.

Metalúrgicos da Villares Metals Connect durante paralisação em 1978

Foto: Reprodução/Memorial da Democracia

Metalúrgicos da Villares Metals Connect durante paralisação em 1978

Foto: Reprodução/Memorial da Democracia

Resistindo, menos de um ano após o Dieese retornou suas atividades em 1965. Mesmo nos anos de chumbo, o Departamento não mediu esforços em seu apoio ao movimento sindical, fornecendo estudos sobre a então política salarial da época, cada vez mais desfavorável aos trabalhadores.

O ápice da atuação no período se deu em 1977 quando técnicos do Dieese, coordenados à época pelo economista Walter Barelli, denunciaram, que o índice oficial da inflação de 1973 havia sido manipulado pelo governo militar.

A denúncia repercutiu forte na sociedade pois devido à manobra do governo federal houve um forte rebaixamento dos salários. Manifestações operárias por reposição salarial se alastraram pelo país.

Carolina Maria Ruy, coordenadora de projetos do Centro de Memória Sindical

Foto: Diesse/DIvulgação

Carolina Maria Ruy, coordenadora de projetos do Centro de Memória Sindical

Foto: Diesse/DIvulgação

Segundo Carolina Maria Ruy, coordenadora de projetos do Centro de Memória Sindical, o Dieese desde sua fundação vive um processo de expansão, consolidação e modernização. “Mas sua história é marcada, principalmente, pela coerência com seus princípios fundamentais: buscar a unidade na ação sindical e servir à Classe Trabalhadora como um poderoso instrumento na clássica luta entre capital e trabalho”, ressalta.

Utilidade Pública

O Dieese é reconhecido como uma instituição de utilidade pública em várias localidades. Atuando nas mais variadas frentes de dados e formação trabalhista, a entidade realiza convênios com governos, organizações internacionais e multilaterais, entre outras.

Desde sua fundação, o Dieese faz pesquisas permanentes que tornam públicas informações sobre salários, mercado de trabalho, custo de vida, perfis de categorias profissionais e de setores, acordos e convenções coletivas, greves, entre outras demandas de seus associados ou conveniados. A entidade também realiza pesquisas especiais sob demanda das mais variadas associações de trabalhadores com temáticas variadas como exemplo perfis socioeconômico de categorias profissionais.

Entre as pesquisas permanentes da entidade estão o Índice do Custo de Vida da cidade de São Paulo (ICV) que é feita desde 1955 para verificar mensalmente a variação de preço de mais de mil itens de consumo.

Já a Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos (PNCBA) que teve início em 1959 no município de São Paulo hoje alcança as 26 capitais e o Distrito Federal. São 13 itens essenciais de alimentação que têm o seu valor médio acompanhados.

A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) do Dieese que começou a ser realizada em 1985 hoje acontece mensalmente nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e Distrito Federal.

Toda essa gama de informações abastece o Sistema de Acompanhamento de Informações Sindicais (SAIS-Dieese),  banco de dados sobre salários, negociações coletivas e greves que acontecem em todo o Brasil. Os dados são divulgados em intervalos regulares desde a década de 1980.

Políticas públicas e educação

O Dieese ainda promove diversos trabalhos para apoiar ações sindicais em políticas públicas. O foco em geral se relaciona a trabalho, emprego e renda, saúde pública e dos trabalhadores, previdência e seguridade social, qualificação profissional e educação.

Em várias localidades o Dieese criou para cooperar com as várias esferas de governo sistemas de georreferenciamento do mercado de trabalho e de políticas públicas de emprego, trabalho e renda. São os Observatórios do Trabalho. No mesmo espírito, a organização também fomentou o surgimento do Observatório Nacional da Economia Solidária e do Cooperativismo.

Desde a década de 1970, o Dieese  capacita dirigentes sindicais. O Departamento implementou um método próprio de ensino e, atualmente, tem mais de 400 horas preparadas de cursos livres para o movimento sindical.

Em 2012, com a experiência adquirida ao longo dos anos,  o Dieese criou a Escola Dieese de Ciências do Trabalho.

Instituição de ensino superior, a Escola Dieese oferece graduação em Ciências do Trabalho, pós-graduação em Economia e Trabalho e extensão (formação sindical). Entre os cursos oferecidos, assuntos como matemática sindical, negociação coletiva, reestruturação produtiva e setorial, saúde, trabalho, ações sindicais e jornada de trabalho.

Pandemia

Ricardo Franzoi, supervisor técnico do Dieese no Rio Grande do Sul

Foto: Reprodução/CUT-RS

Ricardo Franzoi, supervisor técnico do Dieese no Rio Grande do Sul

Foto: Reprodução/CUT-RS

Ricardo Franzoi, supervisor técnico do Dieese no Rio Grande do Sul, fala sobre as comemorações de aniversário do Dieese em um ano marcado pela pandemia. “Chegamos a dezembro, firmes, mantendo a equipe em segurança e cumprindo nosso papel histórico de apoio à luta do movimento sindical”, diz.

Para Franzoi, foram várias as conquistas que foram resultados da ação sindical que não paralisou durante a crise sanitaria e que teve sempre ao seu lado o Dieese.

“Impensável que se tenha conseguido mobilizar a proteção social proposta pelas Centrais Sindicais, movimento sociais, parlamentares, governadores e prefeitos, recepcionadas pelo Congresso Nacional sensível ao problema, aprovando um orçamento especial que proporcionou criar um Abono Emergencial de R$ 600 e que protegeu mais de 65 milhões de pessoas; um auxílio salarial que protegeu quase 10 milhões de trabalhadores, além recursos para que as micro, pequenas, médias e grandes empresas resistissem”, declarou.

 

 

Comentários