MOVIMENTO

Começa o Fórum Social das Resistências em Porto Alegre

A caminhada reuniu centrais sindicais, movimentos sociais, que se somaram na organização de mais de 100 mesas de debates que começam nesta quarta-feira, 27
Da Redação / Publicado em 27 de abril de 2022
Marcha de abertura do FSR e do FSMJD em Porto Alegre

Foto: Jorge Leão/Divulgação

Marcha de abertura do FSR e do FSMJD em Porto Alegre

Foto: Jorge Leão/Divulgação

O Fórum Social das Resistências (FSR) ocupou as ruas do Centro histórico de Porto Alegre, em conjunto com a primeira edição do Fórum Social Mundial Justiça e Democracia (FSMJD) na noite da última terça-feira, 26.

A caminhada reuniu centrais sindicais, movimentos sociais, partidos de esquerda e diversas entidades, que se somaram na organização de mais de 100 mesas de debates que começam nesta quarta-feira, 27.

As discussões se estenderão até sábado, 30, quando acontece a plenária de encerramento que vai aprovar um documento a ser levado ao Fórum Social Mundial que vai ocorrer na Cidade do México entre os dias 1º e 6 de maio.

No domingo, ainda participarão do ato unificado e cultural de 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora, junto ao Espelho d’Água, no Parque da Redenção.

Saídas para as crises

A concentração teve lugar no Largo Glênio Peres, no centro da capital gaúcha, onde falas de organizadores e apoiadores destacaram os principais temas que estarão em debate. A caminhada subiu a Avenida Borges de Medeiros, passou pelo Largo Zumbi dos Palmares, onde ocorria uma feira da agricultura familiar, e terminou em frente à Ponte de Pedra, com apresentações culturais.

O FSMJD terá atividades focadas na transformação do sistema de justiça e na defesa da democracia, reunindo integrantes do judiciário e de movimentos sociais para repensar as estruturas que perpetuam as desigualdades e as injustiças.

Já o FSR trará movimentos sociais e organizações que irão debater saídas para as crises que se abatem sobre o mundo e o Brasil e que penalizam a população mais pobre e vulnerabilizada e o meio ambiente.

Transmissões ao vivo

A marcha de abertura foi transmitida através de um rede independente de comunicação, integrada pela CUT-RS em parceria com diversos veículos da imprensa alternativa, como o Brasil de Fato e a Rede Soberania, e mandatos populares.

Clique aqui para assistir à transmissão da CUT-RS na concentração

Clique aqui para assistir à transmissão em rede independente 

Mais informações

Fórum Social das Resistências

– Programação  |  Inscrições | Site

Fórum Social Mundial Justiça e Democracia

– Programação  |  Inscrições  | Site 

 

Comentários