MOVIMENTO

E se a periferia fosse centro?

Estudantes da Emef Saint Hilaire lançam coletânea de gêneros literários com suas próprias narrativas sobre a realidade da periferia de Porto Alegre
Da Redação / Publicado em 3 de novembro de 2022

Imagem: Reprodução

Livro reúne textos de estudantes que retratam o cotidiano da periferia de Porto Alegre

Imagem: Reprodução

O livro E se a periferia fosse centro? (ed. independente, 2022, 124 p., e-book) é uma coletânea de crônicas, poesias, prosa intimista, histórias em quadrinhos, contos, relatório de pesquisa, textos de opinião, narrativas míticas e cartas pedagógicas que retratam o cotidiano da periferia de Porto Alegre.

Os textos nos mais diversificados gêneros discursivos foram produzidas por 90 autores e autoras de 13 a 65 anos, estudantes dos anos finais do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Educação Fundamental  Saint Hilaire, da Lomba do Pinheiro (Rua Gervásio Braga Pinheiro, 427), em Porto Alegre. O e-book será lançado no dia 10 de novembro às 10h, na escola .

Organizada pelos professores Marco Mello e Daniele Gualtieri Rodrigues, com prefácio do astrofísico, escritor e professor da Ufrgs, Alan Alves-Brito, e posfácio de Francisco Geovani de Sousa, com Conselho Popular da Lomba, o livro é uma edição independente da escola e será disponibilizado também  exemplares impressos para os autores e instituições parceiras.

O e-book será disponibilizado de forma gratuita para acesso e download nas redes sociais da instituição.

A iniciativa nasceu a partir do Coletivo de Professores de História (CPHIS) da rede municipal de ensino da capital e das ações realizadas em parceria com a Associação dos Trabalhadoras/es em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa) e movimentos sociais organizados do POAncestral – Muito além de 250.

Assim como esse movimento, a obra problematiza as concepções ufanistas, eurocêntricas e descontextualizadas em torno das comemorações oficiais dos 250 anos de Porto Alegre e revela uma periferia que não aparece na mídia.

Comentários