Metalúrgicos da CUT farão marcha contra os juros altos do Banco Central

Foto: CUT-SP/Divulgação
Centenas de metalúrgicos participaram no dia 16 de junho, no ABC Paulista, de uma marcha organizada de forma unitária pela CUT, centrais sindicais e movimentos populares para pressionar o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) a rever a taxa, hoje em 13,75%
Foto: CUT-SP/Divulgação
Além do protesto das centrais sindicais em frente à sede do Banco Central, marcada para esta terça-feira, 20, os metalúrgicos da base da CUT-RS também sairão às ruas contra a alta taxa dos juros do Banco Central (BC). A concentração da marcha será ás 9 horas na Praça Pinheiro Machado, em Porto Alegre, conforme convocação da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS). A atividade integra a ofensiva da CUT e demais centrais sindicais, contra a política de juros praticada pelo BC.
Após a caminhada, os metalúrgicos se juntarão às centrais, aos movimentos sociais e partidos comprometidos com a redução dos juros, num ato, às 11 horas, em frente à sede do BC, na Rua Sete de Setembro, 586. No local do ato será instalada uma cozinha solidária, que servirá refeições para moradores de rua e comunidades da periferia da capital gaúcha.
Conforme a Federação dos Metalúrgicos, “sob comando de Campos Neto, o Banco Central vem mantendo a taxa básica de juros (Selic) em 13,75%, o maior patamar do mundo, trazendo consequências severas para a retomada do crescimento e do desenvolvimento econômico brasileiro”.
“Estaremos realizando uma grande marcha para ficar na história com a retomada do protagonismo do ramo metalúrgico que sempre teve o compromisso com o trabalho, o emprego, a reindustrialização, a dignidade e a vida”, afirma o presidente da Federação, Lírio Segalla, ao ressaltar que a tarefa de toda metalúrgica e metalúrgico é participar da caminhada.
De acordo com ele, o objetivo é denunciar à população, o prejuízo e danos causados pela taxa de juros de 13,75%, que é usada no mundo todo para combater a inflação. De maneira geral os juros altos travam a economia, pois sem investimentos, a produção cai e o desemprego sobe.
“O Banco Central está prestando um desserviço para a nação brasileira. Sabemos que o Campos Neto só pode ser removido da presidência do BC por determinação do Senado, então vamos denunciar que ele usa a instituição para que os rentistas e especulares ganhem muito dinheiro as custas do atraso do país. O objetivo dessa política é apenas a especulação financeira dos grande grupos”, garante Lírio.
A marcha acontece na data em que começa a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que definirá, no dia 21 qual será a taxa praticada.
Leia também:
Começa a ofensiva dos sindicatos contra os juros altos do Banco Central
Sindicatos e empresários protestam contra alta de juros do Banco Central
Varejistas vão até Lula e aumentam a pressão pela baixa de juros
Banco Central independente, juros altos, bolsa banqueiro e país refém