OPINIÃO

Crise econômica, pandemia e retórica das armas

Da Redação / Publicado em 8 de março de 2021

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A reportagem de capa da primeira edição do ano do Extra Classe aborda a crise econômica que atingiu o país nos anos anteriores à crise sanitária e se acentuou ainda mais com as indefinições no enfrentamento à pandemia, com aumento do desemprego, descontrole de preços, fim do auxílio emergencial, desindustrialização. Uma constatação que perpassa todas as análises de conjuntura: a retomada da economia só será possível com a vacinação em massa.

Na entrevista do mês, João Cezar de Castro Rocha, professor de Literatura Comparada da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) analisa o discurso de ódio que capturou o país e o papel das redes sociais nesse fenômeno.

Autor do livro Guerra cultural e retórica do ódio, Rocha afirma que existe uma estrutura de pensamento coesa que sustenta o atual presidente da República por meio de uma visão de mundo bélica. “O bolsonarismo não sobrevive sem a invenção constante de inimigos que devem ser expiados em rituais nas redes sociais.”

Na editoria Ideias, um balanço do primeiro ano da pandemia, em artigo do epidemiologista e professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e coordenador da pesquisa Epicovid19, Pedro Hallal. “Quais foram então nossos maiores erros para chegarmos a essa situação vergonhosa?”, indaga.

A reportagem especial Uma milícia para chamar de sua investiga a infiltração da lógica miliciana nas estruturas de poder do Estado. No Rio de Janeiro, por exemplo, a milícia há muito tempo deixou de ser um poder paralelo para se tornar o próprio Estado: a presença dos milicianos avança por 57% da área da cidade e já afeta 2,6 milhões de pessoas, o que equivale a 33% da população urbana.

Completam a edição o movimento dos professores e do Sinpro/RS pela inclusão dos trabalhadores em educação como grupo prioritário para serem vacinados, as decisões judiciais que impedem a reabertura das escolas na bandeira preta, as notícias e ações do Sindicato no ensino privado, além dos colunistas do Extra Classe. Na seção Arte +, o legado do músico, compositor e intérprete nativista Telmo de Lima Freitas, recentemente falecido.

Boa leitura!

Extra Classe: 25 anos de jornalismo

Imagem: D3 Comunicação

Imagem: D3 Comunicação

Esta edição marca os 25 anos de circulação ininterrupta do Jornal Extra Classe, veículo de comunicação do Sinpro/RS e que integra o conceito de Sindicato Cidadão, adotado pela entidade no início dos anos 1990. O aniversário será marcado por uma programação comemorativa neste mês de março, com encontros e lives especiais.

Nesta trajetória de jornalismo e cidadania, o Extra Classe consolidou seu projeto editorial, com a abordagem de temas atuais da sociedade, dando visibilidade também a pautas de direitos humanos, diversidade, meio ambiente e povos indígenas.

Além da edição impressa, com 25 mil exemplares e circulação mensal desde março de 1996, o Extra Classe teve seu espaço e público ampliados em 2014 com o portal extraclasse.org.br, que já atingiu 3,5 milhões de acessos por ano. Ao todo, o veículo conquistou mais de 40 prêmios de jornalismo.

Comentários