OPINIÃO

Educação pública ameaçada

Editorial
Da Redação / Publicado em 10 de novembro de 2021

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O desmonte da ciência e da educação pública devido aos cortes no orçamento nos últimos anos coloca as universidades públicas contra a parede e já inviabiliza projetos para o próximo ano. A redução do orçamento do MEC atingiu, em 2021, o menor percentual de participação nos gastos públicos da década. Esse é o destaque da editoria de Educação.

Ao responder a um post preconceituoso de um empresário que era ouvido na CPI da Covid, em setembro, o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) acabou produzindo um manifesto em defesa das populações LGBTQIA+ e um alerta sobre a responsabilidade do Congresso Nacional em relação à afirmação dos direitos constitucionais das minorias. Graduado em Direito pela Universidade Gama Filho e especialista em impactos da violência na escola pela Fiocruz, o parlamentar falou com exclusividade ao Extra Classe e é destaque desta edição – que chega aos leitores pelas plataformas virtuais, sem a edição impressa devido à pandemia.

Em tempos de obscuridade e sigilos absurdos envolvendo informações públicas, a Lei de Acesso à Informação está completando dez anos. O Extra Classe resgata o surgimento desse marco legal e ouviu especialistas sobre a importância da transparência de informações por parte dos governos, do Judiciário e de órgãos públicos.

No destaque de capa, a terceira reportagem da série ‘Rios Gaúchos’ faz uma radiografia da Bacia do Rio Uruguai, o mais importante corredor da biodiversidade do Cone Sul ameaçado pelas mais variadas formas de degradação e pelo avanço das hidrelétricas.

Confira também: Arte Mais, Fraga, Verissimo, Weissheimer, Edgar Vasques, Rafael Corrêa, Rafael Sica, Santiago.

Boa leitura!

Extra Classe recebe Prêmio Amrigs de Jornalismo

Foto: João Alves/ Amrigs/ Divulgação

Dirceu Rodrigues, diretor administrativo da Amrigs (E), e os premiados na categoria Jornal/Revista: Aline Custódio, Thiago Copetti e Guilherme Jancowski

Foto: João Alves/ Amrigs/ Divulgação

A reportagem Agrotóxicos: o veneno está no ar, no solo, na água e na mesa dos gaúchos, do jornalista Thiago Kern Copetti, com fotos de Igor Sperotto, publicada na edição de abril de 2021, ganhou o 3° lugar no Prêmio Amrigs de Jornalismo na categoria Jornal/Revista. A cerimônia foi realizada no dia 27 de outubro. Esse é o 44º prêmio de jornalismo conquistado pelo EC em 25 anos.

Comentários