POLÍTICA

Museu e luxuoso restaurante de NY se negam a sediar evento que premiará Bolsonaro

Cancelamento se deu após pressão de pesquisadores do Museu e do prefeito de Nova York, que consideram Bolsonaro uma ameaça ao meio ambiente
Da redação / Publicado em 17 de abril de 2019

Foto: reprodução Cipriani Hall

Luxuoso restaurante de Nova York é o segundo local a se negar sediar o evento

Foto: reprodução Cipriani Hall

Depois do Museu de História Natural, o luxuoso restaurante Cipriani Hall também se negou a sediar a cerimônia do prêmio Personalidade do Ano, que será entregue ao presidente Jair Bolsonaro, em Nova York, no dia 14 de maio. Promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, o evento teve de trocar, na segunda-feira, 15 de abril, o local após pressão de pesquisadores do Museu que consideram Bolsonaro um “inimigo do meio ambiente”. Em dois dias, esta foi a segunda negativa.

A decisão do Museu foi celebrada por Bill de Blasio, prefeito de Nova York. Pelo Twitter, o político classificou Bolsonaro como “um homem perigoso” por seu “racismo evidente, homofobia e decisões destrutivas”. “Em nome de nossa cidade, agradeço ao Museu de História Natural por cancelar este evento”, publicou Blasio. O presidente da instituição chegou a afirmar que a realização seria “uma mancha na reputação do museu”.

A premiação ocorre há 49 anos e reconhece dois líderes que trabalham pela aproximação e relação entre Brasil e Estados Unidos. Apesar da indefinição do local, o evento tem todas as mesas já vendidas, algumas podem custar mais de US$ 30 mil. Neste ano, além de Bolsonaro, Mike Pompeo, o secretário de Estado de Donald Trump, receberá a título.

Comentários