POLÍTICA

Brasileira é eleita deputada na Espanha

Maria Dantas foi a primeira brasileira eleita pelo partido Esquerra Republicana de Catalunya e promete lutar pelos direitos humanos e combater a extrema direita
Da redação / Publicado em 29 de abril de 2019

Foto: reprodução Twitter

Maria Dantas é advogada e vive há 25 anos na Espanha

Foto: reprodução Twitter

Pela primeira vez uma brasileira foi eleita deputada para o parlamento espanhol nas eleições deste domingo, 28 de abril. Maria Dantas é de Sergipe, vive há 25 anos em Barcelona, integra o partido Esquerra Republicana de Catalunya (ERC) e promete em seu mandato defender o direito de imigrantes e refugiados, além de uma ampla agenda de direitos humanos, combate à extrema-direita e promoção da ecologia.

Em entrevista ao portal UOL, Maria Dantas disse que sempre se negou a entrar para política, apesar de seu trabalho como ativista ao longo dos anos na Europa. “O que me empurrou desta vez foi a força da extrema-direita que, pela primeira vez em 40 anos, volta ao parlamento”, explicou ela referindo-se a vitória do partido VOX nas eleições espanholas deste ano.

Ainda no domingo, ao comemorar sua eleição, a brasileira prometeu ações em toda a Europa para “expôr o caráter racista e homofóbico” do governo brasileiro. “Meu primeiro recado a Bolsonaro é que Marielle vive. Além disso, vou dar visibilidade às suas atrocidades”, disse ela em referência a vereadora Marielle Franco, do PSOL do Rio de Janeiro, assassinada em 2018.

Maria é advogada com especialização em Direito do Meio Ambiente. Na Espanha integrou iniciativas como a Unidade Contra o Fascismo e Racismo de Barcelona, o Conselho de Cidadania do Brasil em Barcelona e Emergência Fronteira Sul, entre outras organizações.

Comentários