SAÚDE

Rio Grande do Sul deve vacinar mais de 60% dos profissionais de Saúde

Novo lote amplia aplicação da primeira dose em 254 mil de um total de 407 mil servidores que trabalham em ambulatórios, UTIs, urgências e emergências médicas no estado
Da Redação / Publicado em 25 de janeiro de 2021
Helicóptero da BM levou as doses da 5ª CRS até Caxias do Sul

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Helicóptero da BM levou as doses da 5ª CRS até Caxias do Sul

Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS) começou nesta segunda-feira, 25, a distribuição por transporte rodoviário e aéreo do lote de 116 mil doses da vacina da AstraZeneca para as coordenadorias Regionais de Saúde do estado. A segunda remessa de vacinas contra a covid-19 pelo Ministério da Saúde ao RS chegou na manhã de domingo. Com quatro regiões classificadas com risco médio de contário e as demais 17 com risco alto para esgotamento da capacidade hospitalar e velocidade de propagação do vírus, o estado tem cerca de 530 mil casos confirmados e mais de 10 mil mortes por covid-19.

O imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford e pelo laboratório indiano AstraZeneca e que deverá ser produzido pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) neste ano é a segunda vacina contra a covid-19 que chega ao RS para a vacinação de grupos prioritários. Dessa vez, a cota do estado será direcionada ao grupo de trabalhadores da saúde, priorizando aqueles que estão na linha de frente no atendimento às pessoas com a doença.

De acordo com a SES/RS, somadas às 341,8 mil doses da CoronaVac, produzidas pelo Instituto Butantan e pelo laboratório chinês Sinovac, enviadas ao estado no dia 18, será possível completar a primeira de duas doses em cerca de 61% dos trabalhadores da saúde, aproximadamente 254 mil de um total estimado de 407 mil pessoas.

Nesta fase, a prioridade entre esse público seriam aqueles profissionais que estão mais expostos ao vírus, no atendimento a pessoas com a doença ou a suspeita em UTI, na rede de urgência e emergência (Samu e Unidades de Pronto Atendimento), ambulatórios de covid-19, entre outros.

Prazos diferentes para a segunda dose

Com intervalo maior entre as doses,todo o lote do imunizante será distribuído para aplicação imediata

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Com intervalo maior entre as doses,todo o lote do imunizante será distribuído para aplicação imediata

Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

A CoronaVac deve ter a segunda dose quatro semanas após a primeira, por isso teve apenas metade do lote, 170,8 mil doses, distribuído aos municípios. A outra metade fica reservada com a SES para envio nas próximas semanas.

Já a vacina da Oxford/AstraZeneca tem a segunda dose prevista para 12 semanas após a primeira. Pelo prazo maior entre as doses, todas as doses recebidas serão aplicadas a partir desta segunda-feira. Um novo lote é esperado para meados de abril para a cobertura da segunda dose.

Municípios gaúchos vacinaram 76 mil até agora

Antes das 16h desta segunda-feira, 25, lote para a Coordenadoria Regional de Saúde de Bagé foi entregue no aeroporto do município

Foto: Mauro Nascimento / Palácio Piratini

Antes das 16h desta segunda-feira, 25, lote para a Coordenadoria Regional de Saúde de Bagé foi entregue no aeroporto do município

Foto: Mauro Nascimento / Palácio Piratini

Em nota, a SES informou que a remessa de vacinas de Oxford permitirá a vacinação de 407 mil trabalhadores de saúde, mas o número pode variar de acordo com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, do Ministério da Saúde, que toma por base as campanhas de vacinação contra influenza para o grupo de 18 a 59 anos.

Para a vacinação contra a covid-19, são incluídos trabalhadores da saúde de idade superior a 59 anos, o que pode acarretar ajustes e correções nos valores totais. Por isso, na semana passada, a Secretaria trabalhou com uma estimativa de 361 mil trabalhadores da saúde. Com as correções desta semana, o valor de referência passa a ser de 407 mil profissionais da Saúde.

De acordo com as informações enviadas pelos municípios, até domingo foram aplicadas somente 76 mil doses, 53 mil trabalhadores da saúde, 19 mil idosos residentes de ILPI, 2 mil indígenas e 622 pessoas com deficiência. O total de vacinas da CoronaVac enviado às Coordenadorias de Saúde na semana passada para a aplicação da primeira dose nos grupos prioritários soma 170,8 mil doses – referente à metade do primeiro lote recebido pelo estado no dia 18.

Comentários