SAÚDE

Covid-19, doenças renais e transplantes são tema de painel do Cultura Doadora

Fundação Ecarta transmite debate nesta quarta-feira, 21, às 19h, sobre o impacto da pandemia na doação e transplantes de órgãos
Por Redação / Publicado em 20 de abril de 2021
Doenças renais e transplantes serão o centro do debate promovido pelo projeto Cultura Doadora, da Ecarta

Foto: Igor Sperotto

Doenças renais e o impacto da pandemia nos transplantes serão o centro do debate promovido pelo projeto Cultura Doadora, da Ecarta

Foto: Igor Sperotto

Mais de 14 milhões de pessoas são portadoras de doenças renais no Brasil e, no mundo, esse contingente passa de 850 milhões de pacientes acometidos por alguma enfermidade renal crônica e/ou estão à espera de transplantes. Em dezembro do ano passado, 144 mil pessoas foram submetidas à diálise, ou seja, recorreram a tratamentos específicos porque seus rins perderam até 50% da capacidade de filtrar e eliminar substâncias tóxicas do organismo. Em 2020, mais de 27 mil pacientes renais crônicos estavam na lista de espera por um transplante de rim, em meio à pandemia que impactou com força na doação de órgãos e tecidos e na realização de transplantes no Brasil. Os transplantes de rins no primeiro trimestre sofreram uma redução de 2020 para 2021, de 129 para 52.

Essa conjuntura é o tema do painel virtual Covid-19, pacientes renais e transplantes, que a Fundação Ecarta promove nesta quarta-feira, 21 de abril, a partir das 19h, no Youtube, com a mediação do professor Marcos Fuhr, presidente da Fundação.

A atividade reúne o jornalista Paulo Moreira, 60 anos, que faz diálise há 17 anos e esteve em lista de transplante durante 10 anos; a médica nefrologista, Tatiana Michelon, e a acadêmica de Medicina, Fabiana Bender, 24 anos, transplantada renal há 8 anos, integrante da Associação Brasileira de Transplantados (Abtx).

Tatiana Michelon, nefrologista do HCPA

Foto: Divulgação

Tatiana Michelon

Foto: Divulgação

A covid e os desafios da nefrologia

Para aprofundar a análise sobre o agravamento dessa doença com a chegada da covid-19 e os desafios da nefrologia, a médica integrante da equipe de transplante renal do HCPA falará dos impactos dessa nova doença da sua especialidade.

“A covid-19 agravou a saúde renal no Brasil e no mundo, resultando em mais mortes, mais diálise e menos transplantes”, relata a nefrologista Tatiana Michelon, da equipe de transplante renal do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Tatiana Michelon foi responsável por articular e estruturar em 2018 a Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (Cihdott) do Hospital de Montenegro, no Vale do Caí.

Depoimentos

O jornalista Paulo Moreira, que fez diálise por 17 anos e esteve em lista de espera por transplante por uma década

Foto: Divulgação

Paulo Moreira

Foto: Divulgação

Uma das vozes mais conhecidas e respeitadas do rádio gaúcho com reconhecida especialidade no gênero de música jazz é o convidado especial do painel.

Além do jazz, o jornalista Paulo Moreira também é profundo conhecedor da doença renal. Com 60 anos, jornalista há 40 anos, convive com essa relação há 17 anos e esteve 10 anos na lista para transplante de rim.

Discreto na comunicação sobre sua doença renal, fãs e amigos se surpreendem quando tem conhecimento dessa luta diária pela manutenção da saúde.

Fabiana Bender, acadêmica de Medicina e transplantada, integrante da Abtx

Foto: Divulgação

Fabiana Bender

Foto: Divulgação

Já a estudante de medicina  Fabiana Bender contará sua vivência de doente renal. Há oito anos, Fabiana passou pelo transplante, retorno bravamente aos estudos e foi aprovada no vestibular. Atualmente, ela integra a Associação Brasileira de Transplantados (Abtx)

CULTURA DOADORAO projeto Cultura Doadora é um projeto permanente da Fundação Ecarta, que há oito anos fomenta a formação de práticas solidárias e atitudes proativas para a doação de órgãos e tecidos, apoiando iniciativas e a estruturação do atendimento para a doação e transplante no Rio Grande do Sul. Mais informações do projeto no site www.culturadoadora.org.br.

 

Com informações da assessoria de imprensa da Fundação Ecarta

Comentários