SAÚDE

Da doação de órgãos ao transplante na pauta

Painel nesta quarta-feira, 12, discutirá sobre o processo e as principais dificuldades enfrentadas por equipes de saúde e os mais de 50 mil brasileiros que aguardam em lista por um órgão para sobreviver
Por Redação / Publicado em 11 de maio de 2021
Rochelle Benites

Foto: Igor Sperotto

Rochelle Benites aguarda em lista pelo transplante de pulmões

Foto: Igor Sperotto

Apenas metade das famílias que poderia doar os órgãos para transplante autoriza o procedimento no Brasil. Por que o percentual de negativa é tão alto no país? Como é feita esta abordagem? Como se dá o processo da doação de órgãos ao transplante? Quais os principais problemas enfrentados pelas pessoas na lista de espera? O painel Da doação ao transplante, que será realizado nesta quarta-feira, 12, às 19h30, abordará esta realidade e esclarecerá sobre o tema. Ao final, o público poderá fazer perguntas.

O painel, que terá transmissão ao vivo pelas páginas da Fundação Ecarta, do projeto Cultura Doadora e do Coletivo de Proteção à Infância Voz Materna no Facebook,  conta com a participação da médica Larissa Krasburg, que trabalha na emergência do Hospital Tacchini e na UPA de Bento Gonçalves, e depoimentos da Carolina Camilo, integrante de uma família doadora, do Diogo Valente, transplantado de coração, e da Rochelle Benites, que aguarda em lista pelo transplante de pulmões.

“O ano de 2020 foi difícil para todos, mas foi ainda mais devastador para alguns grupos, como os transplantados e os pacientes em lista para transplante”, destacou o médico Valter Duro Garcia, integrante da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, ao apresentar o relatório do ano passado. “Esperamos que a vacinação possa mudar esse quadro, de um ano que não deve ser esquecido. Cuidem-se e vacinem-se”.

Aumenta a lista, diminuem os doadores

Em 2020, a lista de espera por órgãos chegou a 50 mil pessoas e houve queda na taxa nacional de doadores em 12,7% entre 2019 e 2020, impactado pela pandemia e organização do setor. É a primeira vez que a lista em espera alcança este número.

PANDEMIA – O ingresso de pacientes em lista no ano passado foi bem menor do que no ano anterior: 26.359 adultos e 1.220 pediátricos (até 18 anos) em 2020 e 39.469 adultos e 1.194 pediátricos em 2019. A chegada da covid-19 levou os pacientes a deixar de procurar atendimento em saúde temendo contrair o coronavírus, o que acabou reduzindo o número de ingressos em lista. Morreram 2.709 adultos e 56 crianças em 2020 a espera de um órgão, enquanto no ano anterior foram 2.484 adultos e 77 crianças.

RIO GRANDE DO SUL – O estado gaúcho registrou em 2020 o ingresso de 1.311 adultos e 90 pediátricos na lista; e 107 adultos e seis crianças acabaram morrendo a espera por um órgão. Em 2019, ingressaram 2.330 adultos e 136 pediátricos e foram a óbito 112 adultos e 12 crianças.

O número de doadores efetivos em 2020 no RS foi de 182 para transplantes de rim, fígado, coração e pulmão. No ano anterior, 243 para transplantes dos mesmos órgãos. Uma queda de 76%.

Foto: Mafalda Press

Foto: Mafalda Press

Leia também

Doação de órgãos deve ser política de Estado, defende Joel de Andrade
Em entrevista exclusiva, o médico intensivista Joel de Andrade conta como o estado de Santa Catarina chegou à liderança em doação de órgãos no país

Comentários