SAÚDE

Sindicatos denunciam descumprimento de protocolos anticovid em repartições públicas do RS

Sintergs e Sindsepe fizeram vistorias no CAFF e na Escola de Saúde Pública e constataram falhas nos procedimentos de segurança para o retorno de atividades presenciais
Da Redação / Publicado em 5 de maio de 2021
Vistoria dos sindicatos constatou irregularidades nos protocolos de prevenção à covid-19 em órgãos públicos do estado

Foto: Guilherme Toniolo/ Sintergs/ Divulgação

Vistoria dos sindicatos constatou irregularidades nos protocolos de prevenção à covid-19 em órgãos públicos do estado

Foto: Guilherme Toniolo/ Sintergs/ Divulgação

O Sindicato dos Servidores de Nível Superior do RS (Sintergs) e o Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindsepe-RS) fizeram vistorias nos locais de trabalho da Secretaria Estadual da Saúde (SES), situados no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) e na Escola de Saúde Pública.

As visitas ocorreram na segunda-feira, 3, e nesta quarta, 5, com o objetivo de verificar as condições de trabalho dos servidores da saúde que estavam em teletrabalho ou em revezamento com os trabalhadores que retornaram às atividades presenciais.

“Verificamos um total desregramento dos protocolos de saúde para um retorno com segurança. Mesmo com a vacina, há riscos e os protocolos precisam ser respeitados”, destacou o presidente do Sintergs, Antonio Augusto Medeiros.

Os sindicatos informaram que irão notificar a SES para que regularize a situação de acordo com as normas previstas no decreto 55.240. Também irão anexar novas informações ao inquérito em andamento no Ministério Público do Trabalho.

Além de salas superlotadas e sem ventilação, os dirigentes constataram a ausência de protocolos de higiene e saúde, conforme previsto na legislação estadual.

Os sindicatos entregaram máscaras e um checklist elaborado a partir da legislação estadual para que os servidores possam ficar atentos e seguir acompanhando o cumprimento das normas.

Comentários