MOVIMENTO

Plebiscito sobre privatizações começa no dia 16

Sindicatos e movimentos sociais farão plebiscito popular sobre as privatizações pretendidas pelo governo Leite
Por César Fraga / Publicado em 13 de outubro de 2021

Foto: Corsan/Divulgação

Foto: Corsan/Divulgação

Entre os dias 16 e 23 de outubro a Central Única dos Trabalhadores (CUT/RS) e demais centrais realizarão o Plebiscito Popular RS para saber a opinião da população gaúcha sobre as privatizações promovidas pelo governo Eduardo Leite(PSDB). Entre as empresas que estão na mira do governo estão: Corsan, Banrisul, Procergs, Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás).

Para participar, não será preciso sair de casa. Basta fazer o cadastro a partir de um endereço de e-mail válido e criar uma senha (veja passo a passo no final desta matéria).

A iniciativa integra a campanha Primavera da Democracia organizada pelas centrais sindicais, sindicatos e federações de trabalhadores e movimentos sociais e populares.

A consulta à população sobre a venda de estatais era uma condição prevista na constituição estadual, mas a exigência foi derrubada em votação de segundo turno na Assembleia Legislativa (Alergs) no dia 1º de junho deste ano. Com isso, o governo estadual obteve sinal verde para encaminhar as privatizações.

No mês seguinte, os deputados aprovaram por maioria de votos um pacote de privatizações da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás). Em agosto, foi autorizada também pelos deputados estaduais a privatização da Corsan.

Segundo Amarildo Cenci, presidente da CUT/RS, este plebiscito representa uma grande oportunidade para  conversar com a população, para que os movimentos populares possam esclarecer à sociedade o que está em jogo. “Existe um interesse desesperador tanto governador do RS, como do presidente das Republica em vender um patrimônio que é público nos últimos suspiros dos seus governos”.

Segundo Cenci, estão entregando serviços e bens que são públicos para a iniciativa privada, como a água, energia e como já vimos, há alguns anos os combustíveis. “Cada vez mais o estado perde o controle sobre as reservas energéticas que temos. Precisamos entender que por trás disso tem todo um controle sobre o rumo do desenvolvimento do Brasil e do Estado. Este plebiscito é uma ferramenta de pressão popular e de esclarecimento à população, sobre que interesses existem por trás das privatizações, se é benéfico ou não à sociedade e aos interesses do estado e do país”, explica.

“Vivemos num momento histórico em que países que passaram por esse processo mais cedo, estão reestatizando seus serviços por conta de experiências consideradas ruis, e também porque constataram a necessidade de controle maior do estado em atividades estratégicas em que o ganho social se sobrepõe ao mero lucro financeiro”, conclui Amarildo.

Passo a passo

1º) Acessar o site https://decidimrs.com.br/
2º) Entrar no campo Inscrever-se
3º) Criar conta de usuário com login e senha (basta informar um e-mail; o site garante privacidade e anonimato)
4º) Aceitar os termos de uso e aguardar os dias de votação para preencher a cédula digital.

Vídeo explicativo

Comentários