CULTURA

Emergências climáticas em destaque na Revista Textual

Lançada nesta quinta-feira, 2, a edição aborda também temas como a guerra híbrida, a saúde dos professores e a virtualização do ensino. A publicação tem acesso livre e gratuito no site do Sinpro/RS
Por Redação / Publicado em 2 de junho de 2022

Foto: Divulgação

Revista Textual chega a sua 20ª edição

Foto: Divulgação

O ensaio A financeirização da natureza e os interesses em disputa é o destaque de capa da 30ª edição da Revista Textual, que assinala os 20 anos da publicação editada pelo Sindicato dos Professores (Sinpro/RS).

O tema é tratado pelas jornalistas Eliege Fante, mestra e doutora em Comunicação e Informação e diretora do Núcleo de Ecojornalistas (NEJ-RS), e Elisangela Paim, doutora em Ciências Sociais e coordenadora latino-americana do Programa Clima da Fundação Rosa Luxemburgo.

Ainda na editoria de Ensaio, A Guerra Híbrida, de autoria de Cícero Araújo Lisboa, analista de segurança da informação do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do estado do Rio Grande do Sul (Procergs).

Lisboa é mestre em Estudos Estratégicos Internacionais e especialista em Gestão da Segurança e Defesa Cibernéticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

“Guerra híbrida é uma continuação da guerra pré-estatal que se tornou eficaz porque emprega tecnologia e métodos modernos de mobilização”, observa.

Artigos voltados para questões da Educação

Na editoria O professor e o mundo da escola, a professora da Feevale e doutora em Psicologia Social e Institucional Carmem Giongo e coautores analisam o agravamento dos efeitos da sobrecarga de trabalho e das relações institucionais sobre a saúde física e psíquica dos docentes.

E o professor e pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) José Luís Ferraro, doutor em Educação, discorre sobre a virtualização do ensino na última década, que, constata ele, converteu salas de aula em não lugares.

Na editoria que aborda a Dinâmica do Meio Educacional, o professor Jorge Ribeiro, mestre e doutor em Sociologia, propõe uma reflexão sobre o desafio colocado aos professores de nível técnico pela reforma do ensino médio. O professor da Universidade Feevale Rodrigo Perla Martins, trata da falta de políticas públicas de acesso ao ensino superior.

“Após o período de incentivo e financiamento do ensino superior que gerou um diferencial social, o país abandonou as políticas públicas de acesso às universidades”, demonstra.

Acesso gratuito

Lançada neste mês de junho, a edição conta uma tiragem de 3 mil exemplares, que estão sendo distribuídos a professores associados ao Sindicato, e com a versão em PDF e Flip, disponível gratuitamente no site do Sindicato para os demais interessados.

A Revista Textual foi criada em 2002, é indexada ao Cibec/Inep (ISSN 1677-9126) e tem como proposta dar visibilidade à produção de artigos sobre o cotidiano dos professores e a dinâmica da educação, e ensaios livres sobre temas de relevância para a sociedade.

Neste ano, o Sinpro/RS passa a publicar artigos e ensaios mensais produzidos exclusivamente para o ambiente virtual da Revista, também com acesso gratuito.

Comentários